Raphael Varane colecionou 18 títulos ao longo das suas dez temporadas com a camisa do Real Madrid, mas a trajetória no clube espanhol esteve longe de ser simples. O francês revelou que enfrentou momentos desafiadores, especialmente após sua chegada à Espanha, em 2011, quando tinha apenas 18 anos.

Em entrevista ao Le Monde, o ex-zagueiro — hoje com 32 anos e aposentado desde setembro de 2024 — abriu o jogo sobre suas experiências com problemas de saúde mental durante a carreira.

“Tinha 18 anos e não passei por uma adolescência normal. Estava sozinho, treinando todo o tempo e apenas jogava. Sentia que meu sonho desaparecia. No campo, estava concentrado, mas depois só queria voltar para casa. Era uma depressão, não conseguia aproveitar nada”.

“Eu pensava que era um preço a se pagar, que era necessário passar por isso para ter sucesso. Estava começando minha carreira e me fazia mil perguntas: Tomei a decisão correta? Deveria ir embora? Estava preso em uma espécie de solidão, sentindo que tudo desmoronava”, disse o francês.

Varane também ganhou o Mundial pela França, mas revelou que passou também por um momento difícil logo após a conquista:

“Depois da Copa do Mundo de 2018 foi muito difícil. Você alcança seu sonho, está por cima no futebol mundial e logo vem a baixa. Me lembro que a pandemia me ajudou a sair desse estado depressivo. Consegui processas essas emoções e reiniciar. É um paradoxo, porque a pandemia foi muito difícil para muita gente em termos de saúde mental”.

Varane desembarcou em Madrid para a temporada 2011/12, vindo do Lens, onde havia atuado apenas um ano como profissional. Contratado a pedido de José Mourinho, o defensor disputou 15 partidas em sua estreia pelo clube merengue.