Reformulação: a expectativa e os números do novo meio de campo do Liverpool
Mac Allister, argentino campeão do mundo, e Szoboszlai, promessa húngara, são apostas de Jürgen Klopp após uma temporada decepcionante dos Reds
Os últimos anos de futebol do Liverpool foram de altíssimo nível sob o comando de Jürgen Klopp, quase sempre disputando títulos e praticamente o único a ameaçar a soberania do Manchester City, de Guardiola, na Inglaterra. Na última temporada, no entanto, os Reds decepcionaram e a oscilação na Premier League destacou o elenco curto e a falta de opções para determinados setores do campo, principalmente o meio. As contratações de Mac Allister, argentino campeão do mundo, e Dominik Szoboszlai, promessa húngara, são movimentações do clube inglês pensando em uma reformulação que entrega muita expectativa ao torcedor.
O Liverpool dominante de outros anos simplesmente não apareceu na última temporada. A equipe inglesa sofreu com desfalques e um elenco curto, oscilou nos campeonatos locais e acabou eliminado da Champions League de maneira ordinária (caindo nas oitavas de final para o Real Madrid por um agregado de 6 a 2).
Somente na reta final que o time de Klopp deu sinais do que era capaz, mas então já era tarde demais. Sem nenhuma conquista na temporada, o Liverpool conseguiu tempo para achar soluções e emendou uma sequência de 11 jogos na Premier League sem derrotas, arrancando uma classificação para a Liga Europa ao terminar o campeonato na quinta colocação.
— Liverpool FC (@LFC) July 2, 2023
A má fase de Alexander-Arnold no setor defensivo causou um problema gigante na equipe. Ao mesmo tempo, o uruguaio Darwin Núñez não conseguiu se adaptar rapidamente ao futebol inglês, a dupla Luis Díaz e Diogo Jota passaram grande parte da temporada machucados e Firmino precisou ser solução. No meio de campo, Keita, Arthur e Thiago Alcântara não entregaram o que se esperava e a solução quase sempre era James Milner, de 37 anos.
Uma reformulação era inevitável na atual janela e começou com uma limpa: Keita, Milner, Arthur, Chamberlain, Fábio Carvalho e Firmino deixaram os Reds e liberaram espaço para contratações de peso: Alexis Mac Allister, campeão do mundo com a Argentina e destaque do Brighton, e a promessa húngara Dominik Szoboszlai, que estava no RB Leipzig, da Alemanha.
Aos 24 anos, Mac Allister vive grande ascensão no futebol e melhor fase da carreira. O meio-campista virou solução para a Argentina na Copa do Mundo do Catar, em 2022, após lesão do titular Giovani Lo Celso antes mesmo do torneio. No entanto, o atleta começou o Mundial como reserva e viu do banco a derrota na estreia para a Arábia Saudita. Após o primeiro jogo, Mac Allister jogou todas as partidas até a conquista albiceleste na final contra a França.
Na última temporada, pelo Brighton – destaque do Campeonato Inglês -, Mac Allister marcou 12 gols e serviu três assistências. O argentino é um meio-campista de ligação, móvel, que pode tanto infiltrar na grande área para finalizar as jogadas, mas também dá muita intensidade em um setor carente do Liverpool.
Alexis Mac Allister will bring immense amounts of quality, versatility and humility to Liverpool, according to a long-time follower of the Argentina international ⤵️
— Liverpool FC (@LFC) June 16, 2023
O húngaro Dominik Szoboszlai oferece maior qualidade técnica ao meio de campo. Aos 22 anos, o meia é capitão da sua seleção e fez carreira nas equipes da Red Bull – primeiro no Salzburg e depois do Leipzig -. O húngaro participou de 23 gols na última temporada (10 gols e 13 assistências), em 46 jogos que entrou em campo. Uma média de um gol a cada dois jogos. Szoboszlai tem bom controle de bola, ótima finalização de média distância e chega no Liverpool para ser uma arma também na bola parada.
Após uma temporada decepcionante, o técnico Jürgen Klopp consegue promover uma reformulação no elenco do Liverpool, mantendo peças relevantes, promissoras e contratando reforços pontuais, que podem mudar o patamar da equipe não apenas para a temporada, mas também a longo prazo.
O Liverpool tem uma estrutura sólida e consolidada – com Alisson, os laterais Robertson e Arnold, Van Dijk na zaga, Henderson como homem de confiança no meio de campo, e Salah no comando de ataque. A expectativa é que Luis Díaz, Gakpo, Diogo Jota e Darwin Núñez finalmente se consolidem na equipe e, para isso, vão ter um meio de campo novo formado por Mac Allister e Szoboszlai.