Racismo: Lula, Neymar e Mbappé prestam apoio a Vinicius Jr.
Brasileiro foi chamado de "macaco" em partida do Real contra o Valência; caso gerou revolta e posicionamento de atletas, ex-jogadores e até clubes; confira
O futebol presenciou neste domingo, 21, um novo episódio de racismo envolvendo o brasileiro Vinicius Jr. Em partida pelo Real Madrid, contra o Valência, parte da torcida adversária proferiu xingamentos e chamou o atacante de “macaco”. Após a partida, o próprio Vini Jr se posicionou e criticou fortemente a liga espanhola.
O episódio gerou manifestações no mundo do futebol, a maior parte em apoio ao brasileiro. O técnico italiano Carlo Ancelotti puxou a fila. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante discurso no G7, além de estrelas do calibre de Neymar e Kylian Mbappé nas redes sociais, prestaram solidariedade a Vini Jr.
Confira as manifestações:
Hoje foi mais um dia triste aqui na Espanha, mais um dia que infelizmente os racistas venceram. É uma vergonha!
Sofrer racismo, se defender e depois ser expulso tentando se defender! Até quando temos que aguentar isso?
Estou com você, irmão! @vinijr a nossa luta continua! ✊🏾
— Éder Militão (@edermilitao) May 21, 2023
Até quando ainda vamos vivenciar, em pleno século XXI, episódios como o que acabamos de presenciar, mais uma vez, em La Liga?
Até quando a humanidade ainda será apenas espectadora e cúmplice de atos cruéis de racismo?
Até quando vamos precisar lembrar que é crime?
Até quando… pic.twitter.com/S8LfAYhpiD
— CBF Futebol (@CBF_Futebol) May 21, 2023
Hoy ha sido un día triste en Mestalla, donde un grupo de aficionados ha mostrado su peor versión. Es hora de dejar de hablar y actuar con contundencia. El racismo no puede tener cabida ni en el fútbol ni en la sociedad. NO AL RACISMO EN NINGÚN SITIO. pic.twitter.com/4eZO8uSYQA
— Carlo Ancelotti (@MrAncelotti) May 21, 2023
O Santos Futebol Clube repudia com veemência todas as agressões racistas sofridas pelo atleta @vinijr, que já ocorreram em vários momentos de sua carreira e, hoje, se repetiram no confronto entre Valência e Real Madrid.
Racismo é crime e, mais do que combatido, tem que ser… pic.twitter.com/u4YyZxA1C8
— Santos FC (@SantosFC) May 21, 2023
Mais uma vez um episódio de racismo na @LaLiga. Mais uma vez com o @vinijr. Até quando? Enquanto houver impunidade e conivência, haverá racismo. É inadmissível que árbitros, Federação e autoridades também fiquem sem ação e que torcedores aplaudam tamanho absurdo. Basta. Vini,… pic.twitter.com/s92Xq8K4XV
— Ronaldo Nazário (@Ronaldo) May 21, 2023
Sempre fizeram de tudo para evitar que o preto chegasse ao topo… escravizaram, marginalizaram e mataram. Mas nunca vão derrubar quem nasceu para ser grande. A história se esquece dos ratos e agiganta quem luta contra essa gente ruim. Tamo junto sempre, @vinijr 👊🏾🙏🏾 pic.twitter.com/8Y3r1J89xj
— Richarlison Andrade (@richarlison97) May 21, 2023
Em stories do Instagram repostados pelo jogador, outros grandes nomes também marcaram posição de repúdio. Neymar republicou o post de Vini e escreveu “Tô contigo” e Kylian Mbappé postou “Você não está sozinho. Estamos com você e torcendo por você.” Lucas Paquetá, Eder Militão, Rodrygo, Emerson Royal e Kaká foram outros brasileiros a apoiar.
Clube formador do atacante, o Flamengo foi um dos clubes a repudiar os ataques. Gabriel Barbosa, um dos principais ídolos da torcida, também demonstrou apoio.
O futebol fica em segundo plano quando a violência toma conta. Violência por ser quem é. Violência repetida, recorrente. Violência quando a vítima é alvo, violência quando a vítima reage e denuncia a injustiça.
As cenas chocam e entristecem. Choca mais ainda saber que não é a… pic.twitter.com/1YowsIZd4k
— Flamengo (@Flamengo) May 21, 2023
Enquanto estava em encontro do G7, no Japão, o presidente Lula também criticou o racismo. O político pediu ações da Fifa. Entre as ações do governo federal, Silvio Almeida, ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, afirmou que serão tomadas providências.
Queria fazer um gesto de solidariedade ao @vinijr, um jovem que certamente é o melhor jogador do Real Madrid, e que sofre repetidas ofensas. Espero que a Fifa e outras entidades tomem providências, para não deixar que o racismo tome conta do futebol.
— Lula (@LulaOficial) May 21, 2023