Publicidade
Publicidade

Quem é Yan Couto, o brasileiro candidato a melhor jovem do ano

Após empréstimo ao Braga, de Portugal, jogador formado no Coritiba pode ser utilizado por Guardiola na próxima temporada do City

No futebol europeu há dois anos, Yan Couto, do Manchester City está entre os 100 pré-indicados ao Golden Boy, prêmio do diário italiano Tuttosport, que elege o melhor jogador sub-21 do futebol europeu na temporada. Emprestado no último ano ao Braga, de Portugal, o brasileiro de 20 anos se destacou e pode ser utilizado na bilionária equipe inglesa nos próximos meses.

Publicidade

Assine #PLACAR digital no app por apenas R$ 6,90/mês. Não perca!

Formado pelas categorias de base do Coritiba, é badalado e especulado na Europa desde a adolescência. Assim, Yan Couto fez apenas duas partidas como profissional pela equipe paranaense, no estadual de 2020. Logo que fez 18 anos, trocou o Coxa pelo Manchester City, por 6 milhões de euros (cerca de 36 milhões de reais na cotação da época).

Sem espaço na Inglaterra, foi prontamente emprestado ao Girona, equipe do Grupo City, tal qual o time azul de Manchester. Quando apresentado na equipe catalã, deixou claro o objetivo de futuro: “Vim do Manchester emprestado para cá para que eu melhore meu futebol, vai ser uma boa temporada para eu me adaptar à Europa. Espero evoluir e voltar ao City melhor do que cheguei.”

Publicidade

Em compromissos da segunda divisão espanhola e da Copa do Rei, realizou 29 jogos em 2020/21. Pelo esquema tático do time da Espanha, atuou com mais liberdade para atacar e anotou cinco assistências. Bastante apoiador, descreveu seu estilo de jogo quando chegou ao time da espanha.

“Sou um jogador brasileiro, um lateral bem ofensivo, gosto de atacar bastante e também sou competente atrás. Tenho dribles, cruzamentos e finalizações que são características de um jogador brasileiro”, disse Yan, em coletiva.

As atuações não convenceram o City de contar com o brasileiro para a temporada 2021-2022, mas convenceu o Braga, tradicional time de Portugal, a contratá-lo por empréstimo.

Publicidade

Yan jogou, mais uma vez, grande parte dos jogos como ala, tendo em vista que a equipe utilizava com frequência três zagueiros. Encerrou a temporada com 42 partidas e foi o terceiro da equipe a mais criar grandes chances (8) no Campeonato Português, segundo o SofaScore.

De acordo com o jornal O Jogo, de Portugal, Yan deseja permanecer no Braga para a temporada seguinte. Entretanto, Couto está no grupo que vai à pré-temporada com o Manchester City e pode receber chances com Guardiola nos próximos meses. Em razão da boa temporada, clubes como Celtic, Fenerbahçe e Olympiakos também cobiçam o lateral, de acordo com a imprensa europeia.

Yan Couto foi nome recorrente em convocações das seleções brasileiras de base. Campeão mundial sub-17 como titular, não atua com a amarelinha desde a decisão. Nascido em 2002, chegará aos Jogos Olímpicos de Paris-2024 com idade para disputar o torneio de futebol masculino e pode ser peça bastante utilizada no ciclo.

O último ganhador do prêmio Golden Boy foi o meia espanhol Pedri, do Barcelona. O Brasil teve dois vencedores do prêmio oferecido desde 2003: Anderson, em 2008, e Alexandre Pato, em 2009.

Ainda não assina Star+?! Clique aqui para se inscrever e ter acesso a jogos ao vivo, séries originais e programas exclusivos da ESPN!

Publicidade