Quem é Igor Julio, novo zagueiro brasileiro da Premier League
Atleta de 25 anos estava na Fiorentina há quatro temporadas e nunca atuou profissionalmente no Brasil
O Brighton anunciou nesta quarta-feira, 26, a contratação do zagueiro brasileiro Igor Julio, que estava na Fiorentina. Pouco conhecido no país, o defensor de 25 anos atuou grande parte da carreira na Europa. Na temporada passada, foi uma das peças de destaque da Viola na campanha que terminou com o vice-campeonato da Conference League e da Copa da Itália.
O clube inglês desembolsou 17 milhões de euros (cerca de 90 milhões de reais) junto à Fiorentina para reforçar o elenco. O acordo é válido por quatro anos, até 2027. Agora, Igor se junta ao atacante João Pedro, outro brasileiro contratado para a temporada.
Welcome to the Albion, Igor! 🇧🇷 pic.twitter.com/ONI63nC4ma
— Brighton & Hove Albion (@OfficialBHAFC) July 26, 2023
Mineiro do município de Bom Sucesso, Igor Julio se formou nas categorias de base do Red Bull Brasil (atualmente Red Bull Bragantino), mas jamais atuou profissionalmente no país. Aos 18 anos, em 2016, foi transferido ao Red Bull Salzburg, onde conquistou a Taça da Áustria, em 2016/17, e o bicampeonato nacional, em 2016/17 e 2017/18.
Ainda no país, o brasileiro rodou por empréstimos curtos pelo Liefering, Áustria Viena e Wolfsberger e sem conseguir se firmar no elenco do Salzburg, em 2019, foi novamente emprestado, desta vez, para o SPAL, da Itália.
Após causar boa impressão no SPAL, Igor foi contratado pela Fiorentina na temporada 2020/21. Em quatro temporadas, foram 101 jogos defendendo a Viola e a consolidação na equipe titular.
Chamando atenção pelo número de desarmes e pela boa saída de bola, o zagueiro canhoto se destacou na equipe que chegou a final da Conference League, quando perdeu para o West Ham, e da Copa da Itália, sucumbindo para a Inter de Milão.
O bom desempenho se converte em números. Na temporada passada, ele obteve 89% de acerto nos passes e média de oito bolas recuperadas por jogo, além de apenas uma média de uma falta cometida por jogo nas 42 vezes em que entrou em campo, segundo estatísticas do Sambafoot e do Sofascore.
No Brighton, Igor entra para a curta lista de brasileiros na história do clube. Além dele, o atacante João Pedro, os zagueiros Raphael Rossi (em 2011) e Bernardo (em 2018) também já vestiram a camisa da equipe.