Publicidade
Publicidade

Novo time de Benzema tem Romarinho, Grohe e mais brasileiros

Atual vencedor da Bola de Ouro, atacante deixou o Real Madrid para defender o Al-Ittihad; proposta salarial ultrapassa um bilhão de reais anual

Atual detentor do prêmio Bola de Ouro, o atacante francês Karim Benzema deixou Real Madrid e acertou nesta terça-feira, 6, com o Al-Ittihad, da Arábia Saudita. O acordo foi divulgado pelas redes sociais do clube. Segundo informações publicadas pela ESPN na última semana, os sauditas pagarão 200 milhões de euros (1 bilhão de reais) por temporada ao jogador por um contrato até 2026.

Publicidade

“Estou animado para experimentar uma nova liga de futebol em um país diferente. O Al-Ittihad tem uma história incrível, torcedores incrivelmente apaixonados e grandes ambições no futebol para ser uma força na Ásia depois de ganhar a liga. É uma novo desafio para mim, uma nova vida e mal posso esperar para começar a treinar. Vou fazer de tudo para ganhar troféus, fazer gols, mostrar meu talento e satisfazer os torcedores, o clube e o presidente”, disse o francês.

O clube asiático é casa de conhecidos nomes da torcida brasileira, como o atacante Romarinho, ex-Corinthians, o goleiro Marcelo Grohe, ex-Grêmio,  além de outros nomes como o volante Bruno Henrique, com passagens por Palmeiras e Corinthians, e o meia Igor Coronado, que fez toda a carreira como profissional no exterior.

Publicidade

A proposta para Benzema teria sido formulada pelo próprio governo saudita, o que asseguraria a ele um acordo livre de impostos no país, além de se tornar um dos embaixadores na campanha para sediar a Copa do Mundo de 2030.

Segundo informações da emissora Al Ijbariya, da Arábia Saudita, acordo foi firmado no último domingo, 4, em Madri, em reunião com o presidente do clube, Anmar al Haeli, e o vice-presidente, Ahmad al Kaaki.

O clube da cidade de Jeddah conquistou recentemente o título da Liga Profissional Saudita. Com isso, alcançou o nono troféu da competição, igualando o Al-Nassr, time de Cristiano Ronaldo, como segundo maior campeão nacional, atrás apenas do Al-Hilal, que venceu a competição 18 vezes.

Publicidade

Na história, os Tigres, como são apelidados pelas cores amarela e preta, também levaram para casa duas Liga dos Campeões da Ásia, em 2004 e 2005.

Tradicional casa de brasileiros

Atualmente, a primeira divisão da Arábia Saudita conta com 27 jogadores nascidos no Brasil. Entre esses, quatro estão no Al Ittihad.

Bruno Henrique, Romarinho, Igor Coronado e Marcelo Grohe, os brasileiros do Al Ittihad
Bruno Henrique, Romarinho, Igor Coronado e Marcelo Grohe, os brasileiros do Al Ittihad

Todos os nomes foram importantes na temporada vitoriosa da equipe, com destaque especial para o atacante que fez um dos importantes gols do Corinthians na campanha da Libertadores de 2012.

Aos 32 anos, Romarinho já tem 92 gols em 174 jogos pelos sauditas, o que o coloca no status de maior artilheiro da história do Ittihad, com 11 a mais que Mohammed Noor, segundo estatísticas do Transfermarkt.

Bastante conhecido pela Fiel, Romarinho pode formar dupla de ataque com Benzema. Consolidado no futebol da Ásia, o camisa 90 fez 14 gols e deu oito assistências na atual temporada, a quinta completa pelo time aurinegro.

Além dos brasileiros em campo, também há a presença de Wender Said na comissão técnica do português Nuno Espírito Santo. Ex-jogador de Botafogo, Ceará e Braga, de Portugal e de curta passagem pelo Grêmio Anápolis-GO como treinador, foi contratado recentemente pelo futebol saudita.

Historicamente, o Al-Ittihad é uma casa comum de brasileiros. À beira do campo, nomes como Vanderlei Luxemburgo e Fábio Carille tiveram experiências no clube. Nas quatro linhas, tem histórico de passagens de Bebeto, Magno Alves, Diego Souza, Tcheco, Dimba, Obina e Guilherme.

Publicidade