Olho nele: Santiago Giménez, o artilheiro mexicano que deve aquecer o mercado
Aos 22 anos, jogador do Feyenoord rivaliza com Haaland, Cristiano Ronaldo, Cano e Mbappé em gols marcados em 2023 e atrai atenção de gigantes
Fora dos principais holofotes das potentes ligas da Europa, um artilheiro nato vem brilhando no Feyenoord, da Holanda. Santiago Giménez, de 22 anos, surgiu em 2023 como uma das grandes revelações recentes e já aquece o mercado de transferências de 2024, envolvendo centenas de milhões de euros em possível negociação.
Neste ano, Giménez marcou 37 gols em 47 partidas com a camisa da equipe de Roterdã, números que o aproximam de estrelas como Erling Haaland, Kylian Mbappé, Cristiano Ronaldo – e também de Germán Cano, o artilheiro do Fluminense.
Filho de Christian Giménez, ex-jogador argentino de Boca Juniors, Independiente, América, Cruz Azul e outros clubes mexicanos, Santiago se mudou de Buenos Aires ainda aos três anos, quando seu pai foi jogar no México. Criado no país da América do Norte, o atacante hoje diz se sentir “mais mexicano”, razão pela qual escolheu atuar pela seleção Tricolor.
Chaquito — como é chamado por ser filho de Christian, apelidado pelo nome de sua província, Chaco —, iniciou sua carreira no Cruz Azul. Nas bases desde os nove anos, foi destaque imediato e estreou como profissional ainda aos 16. Em jogo contra o Tigres, pela Copa MX, Santiago foi a campo aos 42 minutos da etapa final, cumprimentando seu pai, que deixou o campo substituído em uma troca dupla. Essa foi a única vez que a “família Giménez” esteve em campo na mesma partida, o que dá um toque mais especial à estreia do jovem.
Precoce, o atacante fez 105 partidas entre os 16 e 21 anos pelo Cruz Azul. Identificado com a torcida, marcou 21 gols em 5195 minutos atuados, o que equivale a uma média de uma bola na rede a cada 248 minutos (2,7 jogos completos). Os números, somados a boas atuações, abriram os olhos do Feyenoord, da Holanda, que investiu 6 milhões de euros no jogador, em julho 2022.
Na Holanda, avassalador
Quando desembarcou em Rotterdam, Santiago esbanjou maturidade em respostas à imprensa na saída do aeroporto. “Não há muita pressão, isso é futebol e tenho que aproveita-lo ao máximo”, respondeu enquanto recebia o carinho de fãs. A frase dita há mais de um ano foi só o início de uma jornada que começou tímida, mas deslanchou após a virada de 2022 para 2023.
São 47 jogos neste ano, por Campeonato Holandês, Champions League, Liga Europa, Copa Holandesa e Supercopa da Holanda. Nesses jogos, balançou a rede 37 vezes, além de ter anotado cinco assistências, o que rendeu a ele comparações com Van Persie, lenda do Feyenoord, que esbanjava influência na criação de jogadas, além do faro artilheiro.
Como fruto da sequência oportunista, Giménez bateu um recorde histórico quando chegou a 31 gols pelo Campeonato Holandês em 2023, superando ninguém menos que Luis Suárez, que em 2009 marcou 30 vezes pelo Ajax. Além disso, no recorte da temporada europeia, Santiago pode se tornar o maior goleador da Eredivisie em uma única edição. São 18 gols em 15 partidas na temporada 2023/24 e, segundo a ESPN da Holanda, com “ritmo” superior ao de Coen Dillen, que em 1956/57 fez 43 gols em 33 jogos pelo PSV.
Golaazo de Santiago Giménez de último minuto para salvar al Feyenoord! 👏👏https://t.co/02QFUgZQCJ
— 𝙎𝙤𝙮 𝙙𝙚𝙡 𝘼𝙯𝙪𝙡 (@SoydelAzul) December 7, 2023
Acima de CR7, brigando com Haaland e Mbappé
Em jogos por clubes, Santiago Giménez tem 37 gols no ano, número superior ao de Cristiano Ronaldo, que fez 34, e pouco inferior aos de Erling Haaland (44) e Kylian Mbappé (39). Outros nomes que entram na briga em patamares próximos são Harry Kane e Germán Cano, autores de 40 tentos em 2023. No recorte de jogadores sub-23, Santiago é o segundo com mais bolas na rede, atrás apenas de Haaland, e acima de Paulinho, do Atlético Mineiro, que marcou 31 vezes.
Segundo a imprensa europeia, o Feyenoord só aceitará propostas na casa dos 100 milhões de euros pelo seu atacante. Na mesma linha, potências globais e financeiras, como Real Madrid, Chelsea, Tottenham e Inter de Milão, já apareceram em notícias que apontam o interesse em contar com o artilheiro.
Consciente, Giménez não nega a possibilidade de sua passagem pela Holanda ter fim breve, em mais um detalhe que o aproxima de lendas como Suárez e Van Persie. Vinculado ao Feyenoord até 2027 por contrato, o jogador admite que propostas podem o tirar do clube: “Tudo pode acontecer no futebol. Um dia está aqui, no outro está ali. Pode chegar alguém e apresentar uma oferta irrecusável.”
Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a Placar nas mídias sociais.