Neymar e Barcelona se acertam para retorno após seis anos, diz TV espanhola
De acordo com o programa El Chiriguinto, partes já alinharam as bases do contrato de dois anos com um salário de R$ 69,7 milhões anuais
Neymar e Barcelona já chegaram a um acordo para reatar o casamento rompido há quase seis anos. De acordo com o programa de TV espanhol El Chiriguinto, as partes acertaram as bases do contrato com um salário de 13 milhões de euros anuais (69,7 milhões de reais pela cotação atual). O vínculo teria duração de duas temporadas, renovável por mais uma. A negociação, contudo, ainda depende de outros fatores para ser concretizada.
A apuração do canal lembra que o brasileiro precisa conseguir a rescisão do atual vínculo com o Paris Saint-Germain, com duração até 30 de junho de 2027, já que o clube catalão não conseguiria despender valores na negociação.
Também há a necessidade do Barcelona adequar o salário do jogador aos limites impostos por La Liga, dependendo diretamente da saída de alguns atletas. Uma das peças-chave da negociação é o empresário israelense Pini Zahavi, que representa Neymar e possui relacionamento próximo com o atual presidente Joan Laporta.
O jornal catalão Mundo Deportivo diz que jogador e PSG buscam “uma rápida solução” para o entrave. O plano principal do Barça seria contar com o português Bernardo Silva, que estuda uma proposta de renovação contratual com o City.
Nas últimas semanas, ganhou força a especulação em torno de uma possível saída do jogador, principalmente após notícias de que ele já havia expressado à diretoria do PSG seu desejo de deixar imediatamente o clube francês para atuar no Barcelona.
Segundo a rádio francesa RMC, o treinador Luis Enrique e o diretor de futebol Luís Campos informaram o brasileiro que não contam com ele para esta temporada. O mesmo aconteceu com o meia italiano Marco Verratti – a dupla, inclusive, nem foi convidada para o tradicional ‘media day’ promovido pela liga francesa antes do início do campeonato.
O Al-Hilal também é um destino cotado, segundo informações do jornal francês L’Equipe. A publicação diz que os sauditas tentam seduzir o jogador brasileiro com uma proposta de salário anual de 80 milhões de euros (cerca de 430 milhões de reais), quase o dobro do que ganha atualmente no Paris Saint-Germain.
Voltando de lesão após quase seis meses fora de ação, Neymar fez dois gols e deu uma assistência no amistoso contra o Jeonbuk Hyundai Motors. Em jogos oficiais, o desempenho do camisa 10 pelo time parisiense é de 173 partidas, 118 gols e 70 assistências.
A polêmica saída do Barcelona ocorreu oficialmente em 3 de agosto de 2017 mediante ao pagamento da cláusula rescisória de 222 milhões de euros (R$ 824 milhões) que liberava o jogador. Ele se tornou a maior transação de todos os tempos.