Publicidade
Publicidade

Morre Just Fontaine, lenda do futebol francês, aos 89 anos

Atacante nascido no Marrocos que defendeu a seleção da França é até hoje o maior artilheiro em uma única edição de Copa do Mundo

Just Fontaine, lenda do futebol francês, morreu, aos 89 anos, nesta quarta-feira, 1º. A informação foi divulgada pela agência de notícias AFP, com um comunicado da família do ex-jogador que é até hoje é o maior artilheiro em uma única edição de Copa do Mundo, com seus 13 gols marcados em 1958.

Publicidade

Assine #PLACAR digital no app por apenas R$ 9,90/mês. Não perca!

Natural de Marrakech, cidade do Marrocos, Fontaine nasceu dia 18 de agosto de 1933 e faria 90 anos em 2023. Filho de um francês e uma espanhola, começou a carreira no clube marroquino USM Casablanca antes de brilhar por Nice e Stade Reims.

Em 1958, defendeu a seleção francesa no Mundial, quando marcou 13 gols em seis partidas, construindo recorde histórico. Considerada uma das favoritas, a França só caiu nas semifinais diante do campeão Brasil, por 5 a 2, com três gols de Pelé, à época com 17 anos.

Publicidade
Just Fontaine, consagrado na Copa de 1958, a única que disputou
Just Fontaine, em foto alusiva a seu recorde, em 2001

Nos últimos ano de carreira, no Reims, pôde jogar ao lado de outro craque e colega de seleção, Raymond Kopa, que retornara do Real Madrid. Fontaine, no entanto, sofreu uma fratura da tíbia e do perônio e jamais conseguiu se recuperar plenamente, aposentando-se em 1962.

Se aventurou como treinador e chegou a dirigir as seleções de França e Marrocos, além do PSG. Ele levou o time da capital à primeira divisão em 1974, quatro anos depois de sua fundação. Após curta passagem pelo Toulouse, foi técnico da seleção de seu país de nascença, onde ficou por três temporadas.

Nas redes sociais, o Reims, clube em que o Fontaine se aposentou, em 1962, publicou uma homenagem. “Uma estrela do futebol francês, um artilheiro inigualável, um lendário Rémois. À sua família, aos seus entes queridos, o Stade Reims apresenta as mais sinceras condolências.”

Publicidade

O Paris Saint-Germain, clube que também tem Fontaine em sua história, foi outro clube que lamentou a morte, relembrando o feito histórico alcançado na capital francesa. “É um monumental do futebol francês que nos deixou e um dia triste para os amantes do Paris Saint-Germain, clube que levou à primeira divisão há 50 anos.”

Publicidade