Publicidade
Publicidade

Messi ou Haaland? Guardiola sugere alternativa contra polêmica em Bola de Ouro

Técnico do Manchester City diz que votaria em norueguês para a premiação, mas que argentino merece troféu 'hors-concours'

O técnico espanhol Pep Guardiola, do Manchester City, disse nesta sexta-feira, 20, ainda enxergar Lionel Messi como atual melhor jogador do mundo. Questionado durante coletiva de imprensa sobre quem votaria entre o norueguês Erling Haaland e Messi para levar a Bola de Ouro de 2023, que será entregue no próximo dia 30 de outubro, em Paris, ele sorriu e não poupou elogios ao argentino, atualmente no Inter Miami, com quem trabalhou no Barcelona.

Publicidade

“Você é tão engraçado”, riu Guardiola, antes de explicar:

“Sempre disse que a Bola de Ouro deveria ter duas categorias. Uma para Messi e outra para olhar para os outros jogadores. Neste caso, Haaland deveria ganhar. Sim, sim. Ganhamos três títulos e ele marcou 50… um milhão de gols. Mas é claro que Messi… bem, a pior temporada de Messi é a melhor para o resto dos jogadores. Ambos merecem, então o que posso dizer?”, completou o treinador.

Messi teve uma temporada menos brilhante no Paris Saint-Germain em 2022/23, participando com 21 gols e 20 assistências em 41 jogos. Porém, conduziu a Argentina ao terceiro título de Copa do Mundo. Ele marcou sete gols e foi eleito o melhor da competição.

Publicidade

Haaland teve uma temporada espetacular, marcando 52 gols em 53 jogos e conquistando a Tríplice Coroa com o Manchester City.

Messi, Haaland ou Mbappé: quem leva a Bola de Ouro - Montagem / PLACAR
Messi, Haaland ou Mbappé: quem leva a Bola de Ouro – Bruna Franco/Arte/Placar

Essa edição é a segunda em que o critério de avaliação leva em conta o período da temporada europeia. Ou seja, serão considerados os feitos entre a metade de 2022 e a metade deste ano. Assim, o desempenho na Copa do Mundo de 2022, disputada em novembro e dezembro, entra em conta para a premiação.

Uma outra orientação da organizadora é a valorização do individual. Desse modo, a votação devem levar em conta o desempenho do atleta e seu caráter decisivo. Em segundo lugar, o rendimento coletivo e os títulos da equipe entram em jogo.

Publicidade

Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a Placar nas mídias sociais.

Publicidade