Malcom vive fase artilheira na Rússia e volta a chamar atenção do mercado
Atacante revelado pelo Corinthians é o goleador do Zenit e lidera as estatísticas do campeonato local, que sofreu sanções da Uefa por causa da guerra
A bola segue rolando na Rússia apesar das sanções internacionais em razão da guerra com a Ucrânia e um atacante brasileiro vem se destacando em São Petersburgo. Malcom, de 26 anos, revelado pelo Corinthians e com passagem pelo Barcelona, vive a fase mais artilheira de sua carreira jogando pelo líder e já campeão Zenit. São 23 gols marcados e nove assistências em 27 partidas da Premier League Russa.
O Zenit já sagrou-se pentacampeão seguido há uma rodada do fim. O time tem 67 pontos, 12 a mais que o CSKA. O campeonato, porém, não dará vaga a nenhuma competição europeia, como punição da Uefa pela invasão russa na Ucrânia. Mas é um importante chamariz para Malcom, quem sabe, se recolocar no mercado das grandes ligas.
Em partida contra o Krylya Sovetov, há cinco rodadas, o Zenit atropelou por 5 a 1 e Malcom foi o responsável por quatro gols da partida.
O atacante canhoto, que brilhou na conquista do Brasileirão de 2015 pelo Corinthians, vive a melhor temporada de sua carreira em números. São 26 gols em 33 jogos somando todas as competições. Na liga russa, além de artilheiro, é o quarto atleta com mais assistências, sete no total, duas a menos que o compatriota e colega de clube Claudinho.
All 6️⃣ goals in 6️⃣0️⃣ seconds 🔥 #KryliaZenit pic.twitter.com/5cPgqyTDkk
— FC Zenit in English✨ (@fczenit_en) April 29, 2023
Até então, sua melhora temporada na Europa havia sido a 2017/2018, na qual somou 12 gols e sete assistências pelo Bordeaux em 2017/18. O sucesso na França fez crescer os olhos de potências do continente. Ele chegou a ser anunciado como reforço da Roma, mas acabou assinando mesmo com o Barcelona, pelo qual fez apenas uma temporada. Na Catalunha, fez quatro gols em 24 jogos, foi campeão de LaLiga e parecia que acabaria ganhando mais espaço.
No entanto, em um momento financeiro conturbado do Barça, acabou vendido para o Zenit por 40 milhões de euros (cerca de 167 milhões de reais na conversão da época) e se transformou em uma das peças mais importantes do milionário elenco de São Petersburgo desde então. Foram três títulos do Campeonato Russo, com o tetra a caminho.
Malcom tem contrato com o Zenit até junho de 2014 e, segundo informações da imprensa francesa, diante do interesse do PSG, o clube russo definiu o valor da multa rescisória em 30 milhões de euros (cerca de 160 milhões de reais).