Buffon anuncia aposentadoria aos 45 anos
Histórico goleiro italiano comunicou que não seguirá em ação mesmo com contrato de mais dez meses com o Parma; partes rescindiram amigavelmente
O lendário goleiro Gianluigi Buffon anunciou sua aposentadoria do futebol nesta quarta-feira, 2,, aos 45 anos. Por meio das redes sociais, surpreendendo fãs e admiradores em todo o mundo, o italiano confirmou que não seguirá em ação na próxima temporada apesar de ter contrato vigente com o Parma até junho de 2024. Ele optou por rescindir o vínculo de forma amigável com o clube.
“Isso é tudo, pessoal! Você me deu tudo. Eu te dei tudo. Nós fizemos isso juntos”, publicou o agora ex-jogador nas redes sociais.
A trajetória de Buffon teve início em 1997, quando foi lançado pelo Parma, aos 19 anos. Logo chamou atenção dos grandes clubes europeus e fechou transferência para a Juventus em 2001. A passagem do goleiro pela Juve durou até 2021, com uma breve interrupção na temporada 2018-19, quando defendeu o Paris Saint-Germain.
That's all folks!
You gave me everything.
I gave you everything.
We did it together. pic.twitter.com/bGvIDsoFsG— Gianluigi Buffon (@gianluigibuffon) August 2, 2023
Após encerrar a segunda jornada com a Juventus, Buffon optou por retornar às origens e vestir novamente a camisa do Parma. Pela seleção italiana, acumulou 176 jogos e conquistou o título da Copa do Mundo de 2006.
Em clubes, Gigi (como era carinhosamente apelidado) acumulou uma coleção de troféus. Foi campeão do italiano dez vezes, da Copa da Itália em seis ocasiões e por sete vezes da Supercopa da Itália.