La Roja e os Três Leões decidem título pela terceira vez seguida, contando o masculino e feminino, agora na final da Euro Feminina de 2025
A história se repete mais uma vez, Espanha e Inglaterra vão decidir um título pela terceira vez seguida. Com as vitórias sobre Alemanha e Itália, as duas seleções vão recriar a final da Euro masculina.
PLACAR agora está nas bancas e em todas as telas. Assine a revista digital
Não é a primeira vez que essa final acontece, o duelo entre Espanha e Inglaterra se consolidou como um dos mais intensos do futebol de seleções nos últimos anos. As duas potências europeias passaram a se encontrar em momentos decisivos, tanto no masculino, com o embate mais recente acontecendo na final da Eurocopa de 2024. Quanto no feminino, com o confronto na final da Copa do Mundo de 2023. Agora, elas voltam a se enfrentar em uma nova final, desta vez pela Euro Feminina de 2025.
Apesar das vitórias espanholas nas finais mais recentes, é a Inglaterra quem leva vantagem no retrospecto geral. No masculino, são 28 confrontos, com 13 vitórias inglesas contra 11 da Espanha e 4 empates. No feminino, a vantagem é para o mesmo lado, em 19 jogos, as lionesas venceram 8 vezes, enquanto as espanholas triunfaram em 5 oportunidades, com 6 empates.
A campanha das duas vendo sendo um pouco diferente, Espanha chega de maneira invicta com 16 gols marcados e apenas 3 sofridos. A atual campeã do mundo mostra consistência e força coletiva, tendo as duas ultimas bolas de ouro, Aitana Bonmatí e Alexia Putellas. Já a Inglaterra, sob comando de Sarina Wiegman, se reconstruiu após o vice no Mundial. Passou em segundo no grupo, perdendo para França, mas mostraram sua forca quando passaram pela Itália na prorrogação.
No feminino, o confronto decisivo mais marcante aconteceu na final da Copa do Mundo de 2023, na Austrália. As duas seleções chegavam embaladas por campanhas sólidas, mas a Espanha dominou o jogo com sua posse de bola característica. O gol da vitória veio ainda no primeiro tempo, com Olga Carmona balançando as redes e garantindo o inédito título mundial para as espanholas. A derrota doeu para as inglesas, que tinham vencido a Euro no ano anterior, mas serviu para mostrar a forca da hegemonia espanhola em diferentes categorias do futebol feminino: a seleção era a atual campeã da Copa do Mundo no sub-17 e no sub-20.
Espanha coloca Inglaterra na roda e conquista a Copa do Mundo feminina de forma inédita – WILLIAM WEST / AFP
No masculino, a final da Eurocopa de 2024 foi o auge da rivalidade recente. A Inglaterra chegou ao confronto buscando seu primeiro título europeu, com seu famoso lema “está vindo para casa”. Enquanto a Espanha tentava retomar o protagonismo que teve na era dourada do tik taka entre 2008 e 2012. Em Berlim, a partida foi intensa e equilibrada, com os ingleses marcando o de empate aos 73 minutos, mas levando o gol da vitória espanhola aos 86, sacramentando o 2 a 1 e o tetracampeonato europeu da Fúria.
Nico comemorando seu gol na Euro – INA FASSBENDER / AFP