Suíça coloca Itália na roda e elimina atual campeã nas oitavas da Euro
Em confronto decisivo, suíços sobram em campo e marcam com Freuler e Vargas no Olímpico de Berlim; equipe aguarda vencedor de Inglaterra e Eslováquia na próxima fase
A Suíça está confirmada nas quartas de final da Eurocopa 2024 e a seleção da Itália está eliminada da competição. No primeiro jogo das oitavas, no estádio Olímpico de Berlim, os suíços sobraram em campo e colocaram a atual campeã na roda para vencer por 2 a 0, com gols de Freuler e Vargas, e avançarem de fase.
Só um time jogou no primeiro tempo e foi a Suíça. A seleção italiana ficou na roda e, durante 45 minutos, ficou postada na defesa tentando segurar a troca de passes e toda a movimentação adversária. A estratégia dos atuais campeões não funcionou.
A Suíça teve a chance de marcar aos 23 minutos, quando Embolo encontrou o goleiro Donnarumma e viu o italiano praticar uma grande defesa. Era um sinal suíço e, aos 38 minutos, Freuler infiltrou na área, recebeu passe de Vargas e finalizou com sucesso para o primeiro da noite.
Donnarumma voltou a aparecer e evitou o que seria o segundo tento suíço. A boa vantagem ficou magra perto do domínio na primeira metade.
A expectativa era que a Itália voltasse diferente, com outra postura, para o segundo tempo, mas não foi o que aconteceu. Logo nos instantes iniciais, a Azzurra falhou na saída de bola no meio de campo, cedeu a bola que terminou com Vargas, após trama de passes. O atacante chutou colocado e ampliou.
A posse de bola passou a ser italiana, mas demorou para fazer efeito prático. Em bola pelo alto, o zagueiro Schär desviou e quase marcou contra, parando na trave. Mais tarde, a única grande chance oportunidade construída foi com Scamacca, também parando na trave.
Com o resultado, a Suíça vai às quartas de final e aguarda o vencedor de Inglaterra e Eslováquia.
Os lances de Suíça x Itália pela Euro: