Minotauro é um dos grandes responsáveis pela trajetória vitoriosa do Spider – foi ele quem convenceu o melhor lutador do planeta a não desistir do MMA quando o campeão sofria para engrenar na carreira
Anderson Silva é mais velho que Rodrigo Minotauro Nogueira (tem 37 anos, um a mais que o amigo). Ainda assim, trata o lutador baiano como um mentor. A admiração de Anderson por Minotauro é tamanha que faz o campeão dos médios parar de pensar na própria luta para comemorar o triunfo do companheiro de treinos. Um vídeo feito nos bastidores do UFC 153, no último fim de semana, no Rio de Janeiro, mostra os integrantes do Team Nogueira assistindo ao combate entre Minotauro e Dave Herman nos vestiários da HSBC Arena (assista abaixo). Quando o brasileiro vence a luta, a equipe comemora enquanto Anderson sai para um canto e começa a chorar sem parar. O Spider é abraçado pelos colegas, que o fazem tomar água e se acalmar – afinal, ele disputaria o combate seguinte, contra Stephan Bonnar. Anderson ainda cruzou com Minotauro no túnel de acesso ao octógono, e cumprimentou pessoalmente o parceiro antes de lutar.
A cena é muito parecida com a que precedeu a participação de Anderson no primeiro UFC Rio, em agosto de 2011. Assim como na edição de sábado, Minotauro vinha de longo afastamento e tentava se recuperar lutando em casa (a HSBC Arena fica a menos de dois quilômetros da academia Team Nogueira). Anderson era a estrela da noite e carregava a pressão de dar espetáculo diante do torcedor brasileiro (o oponente era o japonês Yushin Okami). Acompanhado dos amigos e treinadores, Anderson viu pela TV a vitória de Minotauro contra Brendan Schaub, e também chorou (confira no vídeo a seguir, feito por um integrante da equipe – e com muitos palavrões ao fundo). Além de ter ajudado Anderson a evoluir em sua técnica, principalmente no jiu-jitsu, Minotauro é um dos grandes responsáveis pela trajetória vitoriosa do Spider – foi ele quem convenceu o melhor lutador do planeta a não desistir do MMA quando o campeão sofria para engrenar na carreira.