Publicidade
Publicidade

UFC: o falastrão Chael Sonnen, quem diria, é ótimo técnico

Ao lado do campeão Jon Jones, ele foi um dos treinadores do TUF 17 – e deu um show contra o rival, que enfrentará no próximo sábado, em Nova Jersey

Quem esperava uma edição do reality cheia de brigas e polêmicas se decepcionou, já que as provocações de Sonnen contra Jones não continuaram dentro da casa

O americano Chael Sonnen ficou conhecido entre os brasileiros por fazer provocações preconceituosas e tirar do sério o maior ídolo do país no MMA, o campeão Anderson Silva. Não foram poucas as vezes em que Sonnen passou do limite – chegou até a insultar a família do seu rival brasileiro. Mas o falastrão surpreendeu a todos, inclusive os americanos, com seu trabalho como treinador da 17ª temporada do reality show The Ultimate Fighter. Comandando uma equipe de atletas novatos contra os pupilos do campeão Jon Jones, Sonnen deu um show. Enquanto Bones tinha uma participação meio sem graça no programa, seu rival mostrou ser um excelente técnico. Sua especialidade era a motivação: Sonnen enchia os lutadores de confiança. Também conseguia transmitir bem as experiências sua carreira. Em poucos momentos ele lembrou o fanfarrão que dizia, por exemplo, que os brasileiros não sabiam o que é internet. Com esse novo papel, criou uma dúvida na cabeça dos fãs: qual Chael Sonnen é o verdadeiro? O vilão do octógono ou o treinador boa praça? Como muita gente já sabe, a versão “bad boy” não passa de um personagem de Sonnen. E no fim de semana, quando ele subir ao octógono para encarar Jones, em Nova Jersey, no UFC 159, ele voltará a viver esse papel contra o campeão, considerado um dos garotos-propaganda da franquia.

Publicidade

Leia também:

Sonnen afirma que escapou de soco de fã brasileiro

Jones se desculpa por acusar Sonnen de doping

GSP e Dana White já tratam de superluta com Spider

A luta, aliás, só vai acontecer por causa das provocações de Sonnen, que conseguiu a chance de disputar o título dos meio-pesados justamente por ter deixado Jon Jones irritado. Os dois treinadores do TUF sempre se enfrentam em um duelo final. Tanto Dana White como o próprio Jon Jones sabiam que o programa atrairia grande atenção caso o técnico da equipe adversária fosse alguém como Sonnen. Antes de ser anunciado como desafiante, o falastrão disse que seria capaz de encontrar os pontos fracos do campeão e desbancá-lo. Quem esperava uma edição do reality cheia de brigas e polêmicas se decepcionou, já que as provocações não continuaram dentro da casa. Sonnen, é claro, não perdeu a oportunidade de debochar de Jones quando encontrou alguma brecha, mas fez questão de manter seus alunos concentrados e, por incrível que pareça, tentou evitar que eles entrassem em bate-bocas. Dentro do ginásio onde aconteciam os treinos, o ex-arquirrival do Spider alternou as instruções técnicas com palavras de motivação e falou muito sobre suas experiências em combates anteriores. Carismático, conquistou a confiança de seus comandados e deixou o campeão na posição de coadjuvante do programa. E o sucesso do técnico Sonnen não foi só uma questão de imagem – seus resultados também foram melhores.

Leia também:

UFC confirma final do TUF em Fortaleza, em junho

Juiz do UFC é condenado a prisão por tráfico de drogas

Bieber, Rihanna, Paris e Demi: eles também adoram UFC

A grande final do programa, realizada há duas semanas, foi protagonizada por dois atletas que treinavam na equipe de Sonnen – Jones, portanto, nem sequer foi representado na decisão. No combate final, Kelvin Gastelum derrotou Uriah Hall por decisão dos juízes. Vale lembrar que, na entrevista coletiva que aconteceu no Rio de Janeiro, em abril de 2012, para a segunda luta contra Anderson Silva em Las Vegas, Chael Sonnen só foi provocador com os microfones ligados – nos bastidores, foi simpático com os fãs, conversou com todos que o procuraram e passeou, sorridente, de mãos dadas com a mulher. A última edição do The Ultimate Fighter revelou para muito mais gente o que já era conhecido por boa parte dos fãs: o Sonnen falastrão é o personagem que ele usa para ganhar a chance de fazer grandes lutas. Como é um lutador apenas razoável, foi a estratégia que adotou para conseguir brigar por um cinturão. O problema será encarar Jones com a jaula trancada – poucos acreditam na vitória do desafiante no combate de sábado à noite. O card do evento tem também os duelos entre Michael Bisping e Alan Belcher, Roy Nelson e Cheick Kongo e Phil Davis e o brasileiro Vinny Magalhães.

Publicidade

Leia também:

Confira a entrevista exclusiva com Anderson Silva nos EUA

Conheça a academia ‘vip’ de Anderson Silva na Califórnia

Dana White se prepara para NY e já sonha com Olimpíada

UFC aperta cerco contra drogas que ajudam desempenho

Continua após a publicidade

De coração partido

O alvo preferido

https://youtube.com/watch?v=i3UPsCxrZgo

Na mira de Wanderlei

Piadas em família

https://youtube.com/watch?v=1TeM9HGObMo

Uma revanche conquistada na marra

Brasil, sempre o melhor alvo

https://youtube.com/watch?v=wIJqKB4C1_o

Jogo de cena na entrevista

Palmeirense desde criancinha

https://youtube.com/watch?v=r7qtS1ZwhzE%3Frel%3D0

Desculpa de mentirinha

  • Dana White, o chefão do UFC
  • As ring girls no UFC São Paulo
  • UFC: a ring girl Arianny Celeste na praia, no Rio
  • UFC SP: o que você não viu na TV
  • UFC: Anderson Silva em fotos exclusivas para VEJA
  • UFC Rio 3: o que você não viu na TV
  • UFC Rio 3: por dentro do evento
  • Ronda Rousey, a nova musa do UFC
  • UFC: Anderson Silva x Chael Sonnen
  • No octógono com Júnior Cigano, campeão do UFC
Continua após a publicidade

Publicidade