UFC em SP: Belfort nocauteia Bisping e pede Jon Jones
Lutador carioca volta a brilhar em São Paulo, derruba adversário com um chute na cabeça e surpreende ao desafiar o atual campeão dos meio-pesados
Depois de perder para o campeão dos meio-pesados Jon Jones no UFC 152, em setembro de 2012, Vitor Belfort voltou para a categoria dos médios e venceu o britânico Michael Bisping na madrugada deste domingo no UFC São Paulo, no Ginásio do Ibirapuera, com Anderson Silva, Júnior Cigano e Rodrigo Minotauro na plateia. O brasileiro agora espera o torneio divulgar seu próximo adversário, mas dificilmente terá outra chance de disputar o cinturão contra Anderson Silva – Belfort foi nocauteado pelo compatriota em fevereiro de 2011, no UFC 126. Enquanto isso, Bisping viu sua chance de disputar o cinturão da categoria ser frustrada com a derrota – Dana White já havia adiantado que, caso o britânico superasse Belfort, ele enfrentaria Anderson Silva.
Nas outras lutas da noite, o paulista Daniel Sarafian perdeu para o americano C.B. Dollaway em um combate muito equilibrado, Gabriel Napão finalizou o americano Ben Rothwell com uma guilhotina e Thiago Tavares foi nocauteado pelo russo Khabib Nurmagomedov.
Com o cabelo estilo moicano, Vitor Belfort começou o primeiro round estudando a estratégia de Michael Bisping. Contando com o apoio entusiasmado da torcida de São Paulo, o brasileiro foi mais agressivo nos minutos finais e venceu o assalto. Belfort voltou cauteloso para o segundo período, mas acertou um belo chute na cabeça do britânico, que caiu quase desacordado. O brasileiro partiu para o ground and pound sobre um Bisping indefeso e o árbitro encerrou a luta. Depois da vitória, Vitor Belfort surpreendeu ao pedir uma revanche contra Jon Jones, campeão meio-pesado. “Quero enfrentar o Jon Jones. Será um duelo de campeão contra campeão.”
Com o triunfo sobre Bisping, Belfort volta a realizar uma exibição de alto nível diante do público paulistano. No primeiro evento do UFC em São Paulo – e também o primeiro no Brasil -, em 1998, o lutador carioca venceu o compatriota Wanderlei Silva em apenas 44 segundos, após uma sequência de socos.
Leia também:
Belfort desafia Jon Jones, mas UFC quer luta contra Anderson
UFC faz mistério sobre cidade do próximo evento no Brasil
Anderson Silva se concentra em curso intensivo de atuação
Outras lutas – Antes da luta principal, o paulista Daniel Sarafian e o americano C.B. Dollaway se enfrentaram no combate mais disputado da noite. Finalista da edição brasileira do reality show The Ultimate Fighter, Sarafian começou melhor, venceu o primeiro round, mas caiu de rendimento no resto da luta e acabou cedendo espaço para a recuperação de Dollaway. No round decisivo, os dois lutadores aplicaram quedas, empolgando o público. Na decisão dos juízes, a vitória ficou com Dollaway, que não conseguiu responder as perguntas do repórter dentro do octógono, por causa das vaias da torcida.
Primeiro brasileiro a lutar no card principal, Thiago Tavares foi nocauteado pelo russo Khabib Nurmagomedov antes dos dois minutos, entre os leves. Com uma sequencia de cotoveladas sobre o brasileiro, Nurmagomedov, que ainda está invicto na carreira, impressionou e mostrou porque é considerado uma das revelações mais promissoras da categoria. Logo em seguida, Gabriel Napão venceu o americano Ben Rothwell, no segundo round. Gonzaga começou o confronto apostando no jiu-jitsu, mas voltou para o segundo período em busca da luta em pé. Ele acertou uma boa sequência de socos e conseguiu encaixar uma guilhotina.
No card preliminar do evento, o brasileiro Godofredo Pepey venceu por decisão dos juízes pela categoria dos penas. Em um combate muito equilibrado, ele foi superior ao compatriota Miltinho Vieira. Antes disso, Ronny Markes fez uma luta com pouca ação, mas venceu o americano Andrew Craig também por decisão dos juízes, nos médios. A primeira derrota brasileira foi de Diego Nunes. Depois de três rounds, os juízes decidiram que o vencedor foi o americano Nik Lentz, na categoria peso-pena.
Acompanhe VEJA Esportes no Facebook
Estreando na noite deste sábado, Pedro Nobre perdeu para Edson Barboza por submissão por socos, na categoria peso-leve. Barboza quase conseguiu o nocaute técnico, mas Nobre bateu três vezes e pediu para o árbitro encerrar o combate. Antes disso, o confronto entre Yuri Marajó e Pedro Nobre começou agitado, com os dois lutadores procurando o nocaute na luta em pé, na categoria peso-galo. Mas, ainda no primeiro round, Marajó acertou -golpes ilegais na nuca de Nobre, que não conseguiu voltar para o combate. A luta ficou sem resultado. “Pedro Nobre é um ator e merece um prêmio”, disse Dana White em seu twitter.
Na primeira luta da noite, Francisco Massaranduba venceu o americano C.J. Keith, nos leves. O brasileiro foi melhor no primeiro round e finalizou o rival no segundo período. Depois de um longo intervalo, Wagner Caldeirão e Ildemar Marajó fizeram o segundo confronto, entre os meio-pesados. Caldeirão começou melhor, acertando bons golpes no rosto do adversário, mas Marajó conseguiu a finalização.
Veja os resultados das lutas do UFC em SP:
Card principal
Vitor Belfort venceu Michael Bisping por nocaute técnico no segundo round
CB Dollaway venceu Daniel Sarafian por decisão dividida dos juízes
Gabriel Napão venceu Ben Rothwell por finalização no segundo round
Khabib Nurmagomedov venceu Thiago Tavares por nocaute técnico no primeiro round
Card preliminar
Godofredo Pepey venceu Miltinho Vieira por decisão dividida dos juízes
Ronny Marques venceu Andrew Craig por decisão unânime dos juízes
Nik Lentz venceu Diego Nunes por decisão unânime dos juízes
Edson Barboza venceu Lucas Mineiro por submissão por socos no primeiro round
A luta entre Iuri Marajó e Pedro Nobre terminou sem resultado após Marajó desferir golpes ilegais na nuca do adversário
Ildemar Marajó venceu Wagner Caldeirão por finalização no segundo round
Francisco Massaranduba venceu C.J. Keith por finalização no primeiro round