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Rio quer roubar F1 de SP. Antes, vai limpar campo minado

A área do futuro autódromo, em Deodoro, era campo de treinamento militar

“O novo autódromo terá capacidade para receber qualquer prova do automobilismo e da motovelocidade internacional”, prometeu o secretário federal de Esporte de Alto Rendimento

O projeto do novo autódromo internacional do Rio de Janeiro foi apresentado nesta sexta-feira pelo Ministério do Esporte. Com a construção da nova pista em Deodoro, o prefeito Eduardo Paes espera desbancar São Paulo e fazer a cidade voltar a sediar o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 no futuro. “São Paulo que fique esperta, porque eu quero roubar a Fórmula 1 e trazer outras provas para cá também”, disse o prefeito reeleito da cidade. A construção do novo circuito é um compromisso dos organizadores dos Jogos Olímpicos de 2016 como contrapartida pela desativação do atual autódromo de Jacarepaguá, onde será erguido o Parque Olímpico. É preciso resolver uma pendência complicada antes de dar início às obras da nova pista: a área vinha sendo usada pelo Exército para treinamentos militares, e há explosivos não detonados no solo. Será preciso realizar uma varredura em todo o terreno para garantir a segurança da obra.

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Na presença do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, o general de divisão João Ricardo Maciel Monteiro Evangelho assinou o documento que reverte a área do Exército para a Superintendência do Patrimônio da União, que posteriormente deverá transferi-la para o Ministério do Esporte. A apresentação do projeto aconteceu no próprio terreno, de 2 milhões de metros quadrados. “O modelo adotado é o de autódromo parque, para preservar ao máximo a área verde do local”, explicou o secretário nacional de Alto Rendimento do Ministério do Esporte, Ricardo Leyser. Estão previstas grandes áreas de escape gramadas ao longo da extensão da percurso. O projeto ainda prevê pista para treinos, kartódromo e área de negócios, além de uma escola de automobilismo. “O novo autódromo terá capacidade para receber qualquer prova do automobilismo e da motovelocidade internacional”, prometeu o secretário.

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A licença prévia para o empreendimento foi concedida pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) ao Ministério do Esporte no dia 6 de outubro de 2011. Conforme acordo estabelecido em maio deste ano, o governo federal deverá financiar o projeto do novo circuito, mas as obras serão de responsabilidade do governo do estado do Rio. O cronograma prevê que até fevereiro o Ministério do Esporte entregue ao governo estadual o projeto executivo do empreendimento para licitação. Já a finalização da pista e da infraestrutura de competição está prevista para julho de 2014 – as demais edificações devem ficar prontas em 2015. O Rio de Janeiro já foi o palco brasileiro da Fórmula 1 nos anos 1970 e 1980. No total, foram dez provas realizadas no local. Desde 1990, a principal categoria do automobilismo está em Interlagos, na capital paulista. A prova deste ano, marcada para 25 de novembro, fecha a temporada da Fórmula 1 em 2012.

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(Com agência Gazeta Press)

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