Paceman, o caçula da Mini, desembarca no Brasil em maio
Modelo, fabricado na Áustria e com motor 1.6 turbo, custará até 150.000 reais
O Paceman, mais novo modelo da família Mini, está prestes a embarcar rumo ao Brasil. De acordo com a fabricante britânica controlada pelo grupo BMW, o carrinho estreia por aqui no fim de maio, com preço estimado entre 140.000 e 150.000 reais. Sétimo integrante do atual cardápio de modelos da Mini, o Paceman é um cupê de duas portas e quatro lugares, com 4,11 metros de comprimento, 1,79 metro de largura e 1,52 metro de altura.
Trata-se do primeiro Mini a vir com o nome estampado na parte traseira e as lanternas em posição horizontal. Ele chega ao mercado brasileiro na versão Cooper S e traz sob o capô um motor de quatro cilindros, 1.6 litro, turbo, capaz de entregar 186 cavalos de potência e que está acoplado a uma transmissão automática de seis marchas. Diferentemente do restante da gama Mini, que é produzida em Oxford, na Grã-Bretanha, o Paceman sai da fábrica da empresa Magna Steyr, em Graz, na Áustria.
Leia também:
Mini Cooper S Roadster: o prazer de dirigir sem capota
Mercedes-Benz confirma novo Classe A para março
Hyundai inicia vendas do novo i30: a partir de R$ 75.000
Perua todo-terreno da Audi está à venda no Brasil
Visualmente, ele é idêntico ao já conhecido crossover Countryman, mas a partir da coluna A (aquela que sustenta o para-brisa), seu desenho é inédito. O pacote de itens de série inclui rodas de liga leve aro 18, faróis com lâmpadas de xênon, aerofólio traseiro fixo, volante com design esportivo e hastes para troca de marchas, entradas USB e dispositivo Bluetooth. Entre os equipamentos de segurança ativa e passiva destacam-se freios com ABS e Controle Dinâmico de Estabilidade, seis airbags e sistema antifurto com controle remoto por meio de ondas de rádio. Entre os itens opcionais está o sensor de obstáculos traseiro (de estacionamento).
De acordo com a BMW do Brasil, as versões ALL4, com tração integral nas quatro rodas, e a top de linha John Cooper Works, dotada de um motor 1.6 l 16V, de quatro cilindros, turbo, mas capaz de gerar 218 cv, chegam respectivamente no fim deste ano e no início de 2014. Destaque da Mini durante a última edição do Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro de 2012, o Paceman foi mostrado pela primeira vez, ainda como um protótipo, no Salão de Detroit de 2011, nos Estados Unidos.
Acompanhe VEJA Esporte no Facebook