Oficial: CBF anuncia Fernando Diniz como novo técnico da seleção brasileira
Treinador seguirá trabalhando no Fluminense e dirigirá o Brasil de forma interina até junho de 2024, quando a entidade espera anunciar Ancelotti
Fernando Diniz é o novo técnico da seleção brasileira. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou nesta terça-feira, 4, que a contratação do treinador de 49 anos, que seguirá no comando do Fluminense e dirigirá a equipe nacional de forma interina até junho de 2024, quando a entidade espera apresentar Carlo Ancelotti, do Real Madrid, como treinador efetivo.
“É um sonho para qualquer um, uma honra e um orgulho enorme poder prestar serviço para a Seleção. É uma convocação, ainda mais do que jeito que aconteceu. Um trabalho em conjunto da CBF com o Fluminense e eu tenho convicção de que a gente tem tudo para levar isso adiante e fazer com que dê certo”, afirmou Diniz, à CBF TV, na sede da entidade, onde concederá sua primeira entrevista coletiva na quarta-feira, 4, às 15h (de Brasília).
Oficial: Fernando Diniz é o novo técnico da seleção brasileira; confira as palavras do novo comandante 🇧🇷⚽️
📽 @CBF_Futebol pic.twitter.com/uT0rhWJIcX
— Placar (@placar) July 5, 2023
“Alguns desses jogadores foram meus jogadores quando mais jovens, dois me vêm a cabeça, o Bruno Guimarães e o Antony. Acompanhei muito o crescimento de toda essa geração. Fui adversário de alguns e outros tantos acabei admirando jogando no brasil e na Europa. Pra mim, vai ser motivo de muito orgulho poder participar disso e procurar ajudá-los de todas as formas possíveis”, completou o técnico, com passagens por Audax, São Paulo, Santos, Athletico-PR, entre outros e que este ano conquistou o principal título de sua carreira, o Campeonato Carioca.
O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues se disse convicto de sua escolha e informou que Diniz será acionado apenas no período de datas FIFA, quando os jogos são interrompidos no Brasil. “Fiz uma escolha à altura do que merece o torcedor brasileiro, considerando o cenário atual. Agradeço ao presidente Mário Bittencourt [do Fluminense] pelo entendimento diante da importância de uma resposta de qualidade da CBF ao torcedor. Acompanho a carreira de Fernando Diniz desde o início e considero que ele é parte de uma nova e promissora geração de treinadores que está crescendo no Brasil”, discursou Ednaldo.
“Admiro sua maneira de enxergar o futebol, que se assemelha com o estilo dos mais importantes treinadores do mundo. Temos pela frente o desafio das eliminatórias da Copa do Mundo. Desejo não só as categorias de futebol da CBF integradas na parte estrutural, que estamos avançando, como também e principalmente no estilo de jogo em todas as categorias. E Diniz terá muito a contribuir também nessa missão. Mais uma vez agradeço ao clube e seus torcedores pelo apoio e vamos seguir sempre, na minha gestão, respondendo aos desafios com transparência e qualidade”, complementou o presidente.
Ednaldo já deu como certa a contratação de Ancelotti, ainda que o treinador italiano e seu atual clube, o Real Madrid, jamais tenham oficializado um acordo. “[Diniz] é um treinador que realmente tem proposta de jogo quase parecida com a do treinador que assumirá a partir da Copa América, o Ancelotti. Tem quase o mesmo tipo de proposta de jogo.”
Calendário
Pela seleção, ainda neste ano, Diniz comandará jogos pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026 nas datas Fifa de setembro, outubro e novembro. O Fluminense tem um clássico com o Vasco, por exemplo, no início de setembro (dia 1º, 2 ou 3, ainda a definir), enquanto a seleção joga no dia 4 com a Bolívia. Dependendo de quem o treinador convocar, pode causar desfalques no próprio clube ou no adversário.
Outra situação parecida aconteceria na data Fifa de novembro: há um Fla-Flu marcado para o dia 11, enquanto a seleção joga no dia 13 contra a Colômbia. Na última convocação de Ramon Menezes, que era o interino até então, tanto Flamengo quanto Fluminense tiveram atletas chamados para a seleção.
O calendário da CBF prevê que o futebol nacional pare durante os períodos de jogos internacionais, mas mesmo assim os clubes brasileiros seguem sofrendo desfalques, por causa das viagens e da proximidade das partidas da seleção com as dos times.
Veja os jogos do Fluminense que podem ser impactados pela seleção:
A data dos jogos ainda pode sofrer alterações pela CBF
2/9 – Vasco x Fluminense (seleção joga em 4/9 com a Bolívia)
13/9 – Fluminense x Cruzeiro (seleção joga em 12/9 com o Peru)
7/10 – Fluminense x Corinthians (seleção joga em 10/10 com a Venezuela)
18/10 – Bragantino x Fluminense (seleção joga em 18/10 com o Uruguai)
11/11 – Flamengo x Fluminense (seleção joga em 13/11 com a Colômbia)
22/11 – Fluminense x Coritiba (seleção joga em 21/11 com a Argentina)