Os tenistas Rafael Nadal e Serena Williams venceram Roger Federer e Victoria Azarenka para conquistar o aberto de Roma, neste domingo. O espanhol, quinto melhor tenista do ranking da ATP, venceu por dois sets a zero e ganhou a competição italiana pela sétima vez. A norte-americana venceu pelo mesmo placar e não perdeu um set sequer durante todo o campeonato.
Publicidade
No masculino, Nadal não deu chances a Roger Federer. Com uma vitória de 6/1 e 6/3, o espanhol acumulou o sexto troféu em 2013. Após ficar afastado por nove meses, ele chegou à final em todos os torneios que disputou este ano.
No saldo geral, ampliou para 24 o recorde de títulos em torneios de nível Masters 1000. No confronto direto contra Federer, aumentou a considerável vantagem. Em 30 jogos, ele soma o dobro de vitórias do rival: 20 a 10.
Publicidade
A 20ª vitória sobre o suíço, recordista de títulos de Grand Slam, foi conquistada com inesperada superioridade. Nadal obteve seu maior triunfo sobre Federer em torneios disputados em melhor de três sets. O suíço nunca havia sido derrotado pelo rival com placar tão folgado. O resultado se explica pela grande atuação do espanhol e pela apatia do suíço em quadra. Sem foco, Federer cometeu nada menos que 32 erros não forçados. Nadal falhou apenas oito vezes.
Na partida entre Serena e Azarenka, a norte-americana venceu a bielo-russa com os mesmos 6/1 e 6/3 aplicados por Federer. Serena não perdeu um set sequer e ainda emplacou três “pneus” – sets que terminaram com parciais em 6/0 – em sua trajetória. Ao todo, cedeu apenas 14 games às rivais em cinco partidas. Tal desempenho lhe valeu o segundo título na capital italiana – o primeiro havia sido conquistado em 2002, sobre a belga Justine Henin.
Continua após a publicidade
O triunfo em Roma também confirma o excelente momentoa da norte-americana de 31 anos. Às vésperas de Roland Garros, Serena acumula quatro títulos consecutivos na temporada e uma série de 24 vitórias seguidas, um recorde pessoal.
Publicidade
Com a vitória, Williams ampliou ainda mais sua vantagem no retrospecto contra a rival. Agora são 12 vitórias, contra apenas duas de Azarenka no circuito profissional.