Kia Soul recebe primeiras mudanças desde seu lançamento
Modelo 2014 foi mostrado em Nova York e chega às lojas dos EUA após junho
O Soul, um dos modelos mais vendidos da Kia Motors no mundo, acaba de ganhar a primeira repaginada significativa desde o seu lançamento, há pouco mais de quatro anos. Considerado a nova geração do crossover urbano, o Soul 2014 fez sua estreia no Salão de Nova York, que vai até domingo. O lançamento no mercado americano foi confirmado para o terceiro trimestre deste ano, mas os preços do modelo só serão divulgados perto da data de início das vendas. A expectativa é de que a tabela não supere os 15.175 dólares (ou pouco mais de 30.000) cobrados atualmente pelo modelo 2013.
Leia também:
007 acelera novo Range Rover Sport em Nova York
Os supercarros de James Bond em 50 anos no cinema
Camaro aparece renovado em NY. E resgata a lendária versão Z28
Apesar de preservar o ‘estilo caixote’ da primeira geração, o Soul 2014 teve seu visual aprimorado e boa parte dele foi antecipado pelo protótipo Track’ster, apresentado no Salão de Chicago, em fevereiro de 2012. Entre as principais características herdadas do carro-conceito estão os faróis, a grade inferior trapezoidal e a tampa do porta-malas, que traz um painel da cor da carroceria e o emblema da Kia ao centro. As lanternas verticais – que nem todos gostam – continuam lá, mas estão mais integradas à tampa traseira, formando uma moldura única, conferindo uma aparência mais harmoniosa. A famosa grade boca de tigre, marca registrada dos carros da Kia, também foi mantida, porém seu desenho ganhou retoques sutis.
Leia também:
Audi revela novo A3 Sedan. No Brasil, deve chegar só em 2014
Mercedes C 250 Turbo Sport chega por R$ 189.900
HB20 decepciona em crash test. EcoSport vai bem
O novo Soul também ganhou chassi mais longo, largo e 29% mais rígido em comparação ao usado pelo modelo anterior. A nova geração está 15,2 milímetros mais larga (1,80 metros no total), tem uma distância entre-eixos 20,3 mm maior (2,57 m), mas manteve a mesma altura, 1,61 m.
Nos EUA, ele será oferecido em três versões de acabamento – Base, Plus e Exclaim -, sendo que a opção básica trará de série vidros e travas elétricos, volante com ajuste de profundidade, conectividade Bluetooth, sistema de entretenimento e navegação SiriusXM e seis alto-falantes. Os opcionais ficam por conta de rodas aro 16 polegadas, controle de velocidade de cruzeiro, dispositivo de abertura remota das portas e o Flex Steer, que permite ao motorista escolher três modos de direção – conforto, normal e esporte.
Leia também:
Novo Porsche Cayman chega em abril, por até R$ 399.000
Novo Range Rover: preços entre 550.000 e 600.000 reais
Mercedes C 250 Turbo Sport chega por R$ 189.900
A versão top de linha Exclaim virá equipada com rodas de liga leve aro 18, faróis auxiliares, diodos luminosos (leds) nas luzes diurnas e lanternas, painel central em acabamento black piano e porta-luvas refrigerado. Faróis de alta luminosidade, quadro de instrumentos com tela multifuncional, ar-condicionado automático e alto-falantes dianteiros decorados com leds estão entre os equipamentos vendidos à parte.
Quer saber quanto vale seu carro? Consulte a tabela VEJA
As últimas informações sobre lançamentos, recall, test drives e mercado
A opção Base terá sob o capô um motor de quatro cilindros 1.6 litro GDI, com 130 cv de potência, enquanto a Plus e a Exclaim trarão um bloco 2.0, também de quatro cilindros, com 164 cv. As opções de entrada e intermediária virão com câmbio manual de seis marchas. Já a topo de linha contará apenas com transmissão automática de seis marchas, que será oferecida para as outras versões como item opcional.
Acompanhe VEJA Esporte no Facebook
O interior também foi atualizado e abandonou as linhas simétricas, presentes na geração anterior. O projeto priorizou a ergonomia. O volante conta com botões de acionamento do sistema de som, do Bluetooth, do cruise control e do Flex Steer. Há também uma tela de cristal líquido no centro do painel.
No Brasil, o novo Soul só deve chegar mesmo no ano que vem. Lançado por aqui em meados de 2009, o crossover soma quase 33.000 unidades emplacadas.