Publicidade
Publicidade

Futebol feminino diz adeus aos Jogos

As meninas da seleção feminina de futebol do Brasil deram adeus nesta sexta-feira aos Jogos Olímpicos, ao serem eliminadas do torneio de Londres-2012 com uma derrota por 2-0 para o campeão mundia,l Japão, em Cardiff, em partida pelas quartas de final. A equipe japonesa venceu com gols de Yuki Ogimi (27 do 1º tempo) e […]

As meninas da seleção feminina de futebol do Brasil deram adeus nesta sexta-feira aos Jogos Olímpicos, ao serem eliminadas do torneio de Londres-2012 com uma derrota por 2-0 para o campeão mundia,l Japão, em Cardiff, em partida pelas quartas de final.

Publicidade

A equipe japonesa venceu com gols de Yuki Ogimi (27 do 1º tempo) e Shinobu Ohno (28 do 2º tempo), frustrando mais uma vez o Brasil, que tiveram a sua pior campanha em Olimpíadas.

As japonesas disputarão na próxima segunda-feira uma vaga na final de 9 de agosto em Wembley com a França, que mais cedo derrotou por 2 a 1 a Suécia, em Glasgow.

Publicidade

Para as meninas brasileiras, prata em Atenas-2004 e Pequim-2008, a frustração é enorme, principalmente para uma equipe que conta com a melhor dupla ofensiva do mundo, Marta e Cristiane, artilheira de todos os tempos nos Jogos.

Depois de um começo empolgante no torneio, com uma goleada de 5-0 sobre Camarões, e uma vitória apertada sobre a Nova Zelândia, os planos da equipe de Jorge Barcellos se complicaram com uma inesperada derrota de 1-0 para a anfitriã Grã-Bretanha, que conseguiu o primeiro lugar no grupo E e despachou o Brasil para Cardiff.

O Japão, campeão mundial, não precisou se esforçar para vencer o grupo F, e ficou à espera da partida com o Brasil com tranquilidade, apesar do clima de tensão entre Barcellos e seu colega japonês Norio Sasaki.

Publicidade

O Japão venceu por 2-1 o Canadá e depois empatou de 0-0 com a Suécia e com a África do Sul. Diante dos fatos, o técnico nipônico optou pela estratégia que deu resultado, escalando jogadoras descansadas, que complicaram a vida das brasileiras em cada bola dividida.

Continua após a publicidade

O público presente no estádio Millennium viu o Japão dar o primeiro aviso do que viria a ser o ritmo da partida, com um tiro de Ohno que exigiu muito da goleira Andreia logo no primeiro minuto de jogo.

Renata Costa respondeu aos 16 com um arremate que subiu demais. Logo depois, aos 19, Formiga acertou uma bomba de fora da área, que exigiu da goleira Miho Fukumoto.

O Brasil, conduzido por Marta, parecia controlar a partida, mas tomava alguns sustos, até que um erro da zaga brasileira deixou Ogimi livre para bater Andreia e fazer 1-0 aos 27 minutos de jogo.

O gol parece ter abalado as brasileiras, que mesmo assim voltaram a incomodar Fukumoto com uma cabeçada de Formiga.

No segundo tempo, a partida começou presa, facilitando a vida das japonesas, que tiraram proveito do seu excelente jogo coletivo, enquanto a capitã Homare Sawa, Bola de Ouro do Mundial-2011, ganhava o duelo pessoal com Marta.

Cristiane, que desperdiçou várias oportunidades no segundo tempo, quase conseguiu empatar, aos 17 da etapa complementar com uma cabeçada que passou perto após um bom cruzamento de Rosana.

O Brasil sentiu na pele a máxima “quem não faz, leva”. As japonesas iniciaram um contra-ataque fulminante pela esquerda, que acabou com um lançamento para Ohno chutar com categoria no ângulo para fechar o caixão brasileiro com um 2-0.

Continua após a publicidade

Publicidade