Dante e Luiz Gustavo faltam e podem ser cortados da seleção
Jogadores não foram liberados pelo Bayern de Munique, que só pretende liberá-los no domingo
O zagueiro Dante e o volante Luiz Gustavo, que foram campeões europeus com o Bayern de Munique no sábado, correm risco de ser cortados da seleção brasileira que vai participar da Copa das Confederações. Eles não cumpriram a programação de se apresentar até as 19 horas desta terça-feira porque não foram liberados pelo clube alemão, que disputará no sábado a final da Copa da Alemanha.
Leia também:
Neymar: chuteira nova e ‘frio da barriga’ sobre futuro
Contra caos, Fifa sugere retirada agendada dos ingressos
O impasse envolvendo os dois jogadores teria irritado o técnico Luiz Felipe Scolari e o coordenador Carlos Alberto Parreira, que devem se reunir ainda nesta segunda-feira para tomar uma decisão. A CBF se vale do entendimento de que as regras da Fifa determinam que o jogador convocado para uma competição oficial da entidade por sua seleção tem de ser liberado pelo clube em que atua 15 dias antes do início de a bola rolar. Como o Brasil joga no dia 15 contra o Japão, na abertura da Copa das Confederações, essa data seria no sábado, 1º de junho, justamente o dia da decisão na Alemanha. Ou seja, pelo raciocínio da entidade, Dante e Luiz Gustavo estariam impedidos de jogar pelo Bayern no sábado. O clube, porém, interpreta a lei de maneira diferente e entende que ambos podem, sim, atuar, pois o sábado seria a data-limite para que fiquem à disposição do clube.
Acompanhe VEJA Esporte no Facebook
O diretor de comunicação da CBF, Rodrigo Paiva, disse apenas que “todo mundo sabe o que diz o regulamento”, no caso de um atleta descumprir sua obrigação de se apresentar, ou seja, que os jogadores correm risco de corte. Dos 23 convocados, apenas 16 se apresentaram – autorizados pela CBF, os jogadores do Atlético-MG (Réver e Bernard) e do Fluminense (Fred, Diego Cavalieri e Jean) defenderão suas equipes nas quartas de final da Copa Libertadores e se apresentam apenas depois das partidas.
(Com EFE e Estadão Conteúdo)