Chelsea e Benfica fazem a decisão da Liga Europa
Time português fez 3 a 1 no Fenerbahçe e Chelsea despachou o Basel
Chelsea e Benfica fracassaram na Liga dos Campeões e agora decidem título; todos os seus algozes já foram eliminados da competição principal
Chelsea e Benfica venceram seus jogos nesta quinta-feira e vão decidir o título da Liga Europa, a segunda competição de clubes em importância no futebol europeu. O torneio é uma espécie de prêmio de consolação para quem ficou fora da Liga dos Campeões ou fracassou nela – caso das duas equipes, que ficaram em terceiro lugar em seus grupos na fase inicial, com o Benfica atrás de Barcelona e Celtic, e o Chelsea superado por Juventus e Shakhtar Donetsk, todos eliminados.
Leia também:
Barcelona, despedaçãdo, promete retornar ao topo
Triste com fim de namoro, Balotelli compra Ferrari de R$ 600.000
O Benfica se classificou ao vencer o Fenerbahçe por 3 a 1, depois de ter sido derrotado por 1 a 0 no jogo de ida, em Istambul, e a vitória foi 100% construída com gols sul-americanos. O argentino Gaitan abriu o placar aos 9 minutos, mas o holandês Kuyt empatou aos 23, de pênalti – e aí obrigou o Benfica a abrir dois gols de vantagem, por causa do critério dos gols marcados fora de casa. Aos 35, o paraguaio Cardozo fez o segundo, e novamente ele definiu a classificação, com gol aos 22 minutos da etapa final.
Acompanhe VEJA Esporte no Facebook
Em Londres, o Chelsea jogou com tranquilidade, já que havia vencido por 2 a 1 na Suíça. O Basel foi para a pressão e assustou abrindo o placar nos acréscimos do primeiro tempo, com Salah. A derrota por 1 a 0 ainda classificava os atuais campeões europeus, mas o time não demorou muito para virar, com gols de Fernando Torres, aos 5 minutos, Moses, aos 7, e David Luiz, aos 14 – este último um golaço de fora da área. O brasileiro terá de enfrentar na decisão o clube que o lançou para o futebol mundial – revelado na base do Vitória, David Luiz começou como profissional justamente no Benfica, aos 19 anos, em 2007, e transferiu-se para o Chelsea no começo de 2011. Ramires é outro que passou pelo Benfica, entre 2009 e 2010, e defenderá o Chelsea na final, marcada para o dia 15, em Amsterdã.