Centro Aquático de Londres em silêncio pela lituana Ruta Meilutyte
Londres, 30 jul (EFE).- Nem os americanos Michael Phelps e Ryan Lochte, nem o francês Yannick Agnel e nem a chinesa Shiwen Ye, nenhum deles conseguiram em três dias de competição o silêncio absoluto no Centro Aquático de Londres alcançado pela lituana Ruta Meilutyte, de 15 anos, na cerimônia de entrega de medalhas dos 100m […]
Londres, 30 jul (EFE).- Nem os americanos Michael Phelps e Ryan Lochte, nem o francês Yannick Agnel e nem a chinesa Shiwen Ye, nenhum deles conseguiram em três dias de competição o silêncio absoluto no Centro Aquático de Londres alcançado pela lituana Ruta Meilutyte, de 15 anos, na cerimônia de entrega de medalhas dos 100m peito.
A nadadora báltica, nascida em 19 de março, em Kaunas, transformou-se na surpresa da competição olímpica junto com a chinesa Shiwen Ye, de 16 anos.
Nesta segunda-feira ela deu um nó na garganta de milhares de pessoas que estavam na piscina principal enquanto brigava consigo mesma para não chorar no pódio da capital britânica ao lado da duas vezes campeã mundial e campeã olímpica em Pequim 2008, a americana Rebecca Soni, e da japonesa Satomi Suzuki, medalhas de prata e bronze, respectivamente.
Ruta, entretanto, não pôde evitar as lágrimas durante o hino de seu país e levou a mão ao coração, pouco antes de suas rivais a parabenizarem.
A nadadora lituana estuda na Grã-Bretanha, no Plymouth College, e treina no Leander Club, com o técnico inglês John Rudd.
Em 2010, o pai de Ruta decidiu se mudar da Lituânia para a Inglaterra convencido de que sua filha melhoraria seu desempenho em Plymouth.
Ruta, que mede 1,72m e pesa 64 quilos, não tinha se destacado nas grandes competições internacionais até os Jogos Olímpicos de Londres, onde ainda falta disputar os 50 e os 100 metros livre. EFE