O Atlético-MG arrancou empate em 1 a 1 com o Independiente del Valle na noite desta quarta-feira, 22, no Estádio Banco Guayaquil, em Quito, pelo jogo de ida da semifinal da Copa Sul-Americana. O time equatoriano abriu o placar logo no início, com Sornoza de pênalti, e pressionou em busca de uma vantagem maior.

No entanto, nos acréscimos do segundo tempo, uma jogada entre Hulk e Dudu, que saíram do banco, o Galo garantiu o gol que o deixa em situação mais confortável para decidir a vaga em casa.

Pênalti cedo e pressão equatoriana

Jogando em casa, o Independiente del Valle impôs seu ritmo desde o início e não demorou a abrir o placar. Aos 6 minutos, Mercado foi lançado nas costas da defesa e derrubado por Ruan dentro da área.

Após revisão do VAR, o pênalti foi confirmado. O experiente Sornoza foi para a cobrança e bateu forte, no ângulo, sem chances para o goleiro Everson, inaugurando o marcador aos 10 minutos.

O time da casa continuou melhor e criou outras boas oportunidades para ampliar, principalmente com Mercado e em uma cabeçada de Spinelli, que parou em grande defesa de Everson. O Atlético, por sua vez, tentava responder em lances esporádicos, como em um chute colocado de Gustavo Scarpa que exigiu boa defesa do goleiro Villar.

No segundo tempo, o técnico Jorge Sampaoli promoveu diversas alterações que mudaram a cara do time. As entradas de Dudu e Hulk deram novo fôlego ao ataque atleticano.

Apesar do ritmo mais lento da partida, o Galo passou a controlar mais a posse de bola no campo ofensivo. A insistência foi premiada já nos acréscimos. Aos 46 minutos, Dudu encontrou Hulk na área, que dominou tirando do zagueiro e tocou na saída do goleiro. A bola sobrou limpa para o próprio Dudu, que só teve o trabalho de empurrar para o gol vazio, marcando seu primeiro gol com a camisa do clube e decretando o empate.

Com o resultado, a decisão fica para a próxima terça-feira, 28, na Arena MRV, em Belo Horizonte.