Sul-Americana: Botafogo fica no empate com Defensa y Justicia no Rio
Com equipe alternativa, líder do Brasileirão saiu na frente, mas cedeu empate e agora terá missão difícil no jogo de volta na Argentina
O Botafogo perdeu a chance de abrir vantagem nas quartas de final da Copa Sul-Americana e ficou no empate em 1 a 1 com o Defensa y Justicia nesta quarta-feira, 23, no Nilton Santos, no Rio. Com uma equipe alternativa, o líder do Brasileirão saiu na frente com Gabriel Pires, mas cedeu o empate no fim e agora definirá a vaga na Argentina.
O jogo de volta acontece na próxima quarta-feira, 30, no estádio do Banfield, em Buenos Aires e um novo empate leva a decisão para os pênaltis. Quem avançar enfrenta o vencedor do duelo entre São Paulo e LDU, do Equador.
Ainda sem seu artilheiro Tiquinho Soares, lesionado, o técnico Bruno Lage optou por uma escalação alternativa, preservando titulares para a disputa do Brasileirão. Ainda assim, o Fogão criou as melhores oportunidades e por pouco não abriu vantagem na primeira etapa.
Lucas Fernandes foi o jogador mais perigoso do time e perdeu chance cara a cara com o goleiro Bologna. Pouco depois, Victor Sá também desperdiçou chance clara ao preferir passar do que chutar, sem sucesso. Já no fim da primeira etapa, a apreensão tomou conta do Nilton Santos quando o VAR recomendou revisão de lance de possível expulsão de Tchê Tchê, mas a arbitragem manteve a decisão de campo.
O Botafogo mandou a campo o atacante Diego Costa na segunda etapa e chegou ao gol em lance iniciado pelo veterano e que terminou em cabeçada certeira de Gabriel Pires após cruzamento de Tchê Tchê. Foi o primeiro gol do volante desde sua volta aos gramados após três meses se recuperando de lesão.
Quando parecia que o Botafogo estava mais perto de ampliar, o time agentino, campeão da Sula em 2020, chegou à igualdade com Tripichio, aproveitando rebote do goleiro Gatito e infelicidade do zagueiro Cuesta.