Timão, Galo e Fla sob pressão: os brasileiros na 4ª rodada da Libertadores
Segunda parte da fase de grupos começa nesta terça-feira, 23, com cenários de classificação antecipada ou situação complicada na competição
A quarta rodada da Libertadores começa nesta terça-feira, 23. O returno da fase de grupos já tem caráter decisivo para muitos dos clubes, que podem terminar em situação delicada ou até garantir a classificação antecipada para as oitavas de final.
Entre os brasileiros, vale destaque para o drama do Corinthians, que não vence há sete jogos e precisa quebrar a má fase para não depender de um “milagre” nos jogos finais. Atlético Mineiro e Flamengo também entram em risco, apesar de contarem com melhores resultados recentes.
Confira a situação de cada brasileiro na rodada
Flamengo – Grupo A
Apesar de ainda viver momento de críticas e instabilidade, o Flamengo não perde há quatro jogos. Vice-líder da chave com quatro pontos, o Rubro-Negro viaja ao Chile para enfrentar o Ñublense, considerado o time mais frágil do grupo. Em caso de vitória, chega aos sete pontos e pode até assumir a liderança. No entanto, não ganhar pode complicar a vida flamenguista, especialmente se o Aucas bater o Racing.
1. Racing-ARG – 7 pontos
2. Flamengo – 4 pontos
3. Aucas-EQU – 3 pontos
4. Ñublense-CHI – 3 pontos
Internacional – Grupo B
Em crise e na quinta derrota consecutiva, o Colorado sonha em driblar a má fase na Libertadores. Na segunda posição, com cinco pontos, o Inter enfrenta o Metropolitano, da Venezuela, que ainda não pontuou. Três pontos colocam a equipe dirigida por Mano Menezes em situação favorável, enquanto uma derrota afunda ainda mais a situação.
1. Nacional-URU – 7 pontos
2. Internacional – 5 pontos
3. Independiente Medellin-COL – 4 pontos
4. Metropolitanos-VEN – 0 ponto
Palmeiras – Grupo C
Sem ser derrotado há 13 jogos, o Palmeiras segue forte em busca de mais um troféu da Libertadores. Na segunda colocação, o Verdão vai para o embate desta rodada contra o paraguaio Cerro Porteño, lanterna da chave. Empolgado, o time de Abel Ferreira já pode encaminhar a classificação.
1. Bolívar-BOL – 6 pontos
2. Palmeiras – 6 pontos
3. Barcelona-EQU – 3 pontos
4. Cerro Porteño-PAR – 3 pontos
Fluminense – Grupo D
Vindo de uma derrota no clássico contra o Botafogo, o Fluminense se agarra na Libertadores para tentar contornar a pior fase do ano. No entanto, terá que enfrentar o The Strongest, na altitude de La Paz. Líder com nove pontos, garante classificação antecipada se vencer a partida.
1. Fluminense – 9 pontos
2. The Strongest-BOL – 3 pontos
3. Sporting Cristal-PER – 3 pontos
4. River Plate-ARG – 3 pontos
Corinthians – Grupo E
Brasileiro em situação mais delicada, o Corinthians pode sair desta rodada com um prognóstico difícil. Com uma vitória e duas derrotas, o Timão visita o Argentinos Juniors. Na terceira posição, com três pontos, uma derrota deixaria a equipe de Vanderlei Luxemburgo precisando de um “milagre” para avançar.
1. Argentinos Jrs-ARG – 7 pontos
2. Independiente Del Valle-EQU – 6 pontos
3. Corinthians – 3 pontos
4. Liverpool-URU – 1 ponto
Athletico Paranaense – Grupo G
Atual vice-campeão, o Furacão tem um compromisso complicado na Libertadores, mesmo em situação tranquila. Líder com sete pontos, encara o Galo, que precisa vencer. Uma vitória colocaria quase dois pés do Athletico nas oitavas de final, mais uma vez.
1. Athletico-PR – 7 pontos
2. Alianza Lima-PER – 4 pontos
3. Atlético-MG – 3 pontos
4. Libertad-PAR – 3 pontos
Atlético Mineiro – Grupo G
Mesmo embalado por quatro vitórias consecutivas, pelo Brasileirão e Copa do Brasil, o Galo chega pressionado para a quarta rodada. Com três pontos, precisa vencer o rival nacional para não depender de resultados alheios. O time de Coudet se deu pior contra o Furacão no primeiro encontro, mas, desta vez, espera contar com o fator casa como diferencial.
1. Athletico-PR – 7 pontos
2. Alianza Lima-PER – 4 pontos
3. Atlético-MG – 3 pontos
4. Libertad-PAR – 3 pontos