Libertadores: Inter vence o Bolívar com gol de Valencia e se aproxima da semi
Equipe brasileira segura pressão, põe fim a jejum de 12 anos sem vitórias na altitude e abre importante vantagem para decisão no Beira-Rio
O Internacional deu um importante passo para retornar à semifinal da Libertadores após oito anos. Nesta terça-feira, 22, a equipe gaúcha superou os pouco mais 3.600 metros de altitude de La Paz e venceu por 1 a 0 o Bolívar-BOL, no estádio Hernando Siles. O único gol da partida foi marcado pelo atacante equatoriano Enner Valencia, ainda no primeiro tempo.
RASTEIRO, CRUZADO, COM VIOLÊNCIA E INDEFENSÁVEL! GOL DELE, QUE DESENROLA, BATE, JOGA DE LADINHO E 𝐆𝐎𝐒𝐓𝐀 𝐃𝐄 𝐉𝐎𝐆𝐎 𝐆𝐑𝐀𝐍𝐃𝐄! ⚡️🇪🇨
📽️ @paramountplusbr pic.twitter.com/p9mIXBwoqg
— Sport Club Internacional (@SCInternacional) August 22, 2023
O resultado põe fim a um incômodo tabu do Colorado em confrontos recentes na altitude. A última vitória havia acontecido em 2011, há 12 anos, quando superou o Jorge Wilstermann em Cochabamba, a 2.570 metros. Desde então foram três empates e três derrotas.
O gol colorado saiu logo aos 15 minutos do primeiro tempo. Em jogada construída desde a defesa, o meia Alan Patrick encontrou Valencia em boas condições entre os zagueiros. O camisa 13 bateu forte, cruzado e estufou as redes do goleiro Lampe.
A equipe dirigida por Eduardo Coudet abdicou de ficar com a bola e passou a se defender. Ainda na primeira parte, Villamíl e José Sagredo exigiram as primeiras boas defesas de Sergio Rochet.
Os bolivianos ainda insistiam nos cruzamentos que geraram perigo nas chegadas de Ferreyra, Da Costa e Bejarano.
No segundo tempo, a tônica de ataque contra defesa seguiu. O Colorado jogava na tentativa de encaixar um contra-ataque, enquanto via a pressão do Bolívar aumentar ainda mais.
Ronnie Fernández e Francisco da Costa, em um espaço de apenas dois minutos, acertaram duas bolsas seguidas na trave.
Coudet mexeu na equipe para manter o fôlego e o resultado na bagagem. Colocou os volantes Gabriel, De Pena e Bruno Henrique, além do zagueiro Igor Gomes e do atacante Luiz Adriano.
O camisa 9 ainda teve boa oportunidade de ampliar o placar, mas acabou desperdiçando o contra-ataque. O time, por sua vez, controlou mais a partida e assegurou a vitória. Foi a primeira derrota do Bolívar em La Paz na competição.
As equipes voltam a se enfrentar na próxima terça-feira, 29, às 19h (de Brasília), no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre.
Veja os lances: