A Copa do Mundo começa a tomar forma nesta sexta-feira, 5, com a realização do sorteio dos grupos. O evento da Fifa acontecerá a partir das 14 horas (de Brasília), no Centro de Artes Cênicas John F. Kennedy, em Washington, nos Estados Unidos, um dos países-sede ao lado de Canadá e México.
Essa será a primeira vez em 23 edições que a Copa do Mundo será disputada em três países simultaneamente. Além disso, o número de seleções saltou de 32 (como era o formato desde 1994) para 48.
Por isso, as seleções serão divididas em 12 grupos com quatro equipes cada. Os primeiros e segundos de cada grupo avançam para a 32 avos de final — os oito melhores terceiros colocados também avançam de fase para aí sim começarem as oitavas de final.
As 42 seleções já classificadas foram alocadas em quatro potes, de acordo com o ranking da Fifa. Canadá, EUA e México ficaram no Pote 1 por serem os anfitriões. As seis seleções que ainda buscam vaga por meio da repescagem estarão no Pote 4.
A preferência dos locais influenciou em uma prévia divisão dos grupos. O México estará no A, com o Canadá no B, e os EUA no D. Espanha e Argentina e França e Inglaterra, os quatro mais bem posicionados no ranking da Fifa, estarão em lados opostos da chave.
O caminho do Brasil
A seleção brasileira está no Pote 1, como um dos cabeças de chave e, por isso, não terá os anfitriões pela frente na primeira fase. Cada grupo terá uma seleção de cada confederação, com exceção da Uefa. Ainda assim, haverá um limite de duas seleções da Europa por grupo.
O time agora dirigido por Carlo Ancelotti conhecerá, então, o caminho em busca do hexacampeonato. O time canarinho vai para 24 anos sem a conquista de um Mundial, igulando o maior jejum entre o tri e o tetra, de 1970 para 1994.
Potes do sorteio da Copa
- Pote 1: Canadá, México, Estados Unidos, Espanha, Argentina, França, Inglaterra, Brasil, Portugal, Holanda, Bélgica e Alemanha;
- Pote 2: Croácia, Marrocos, Colômbia, Uruguai, Suíça, Japão, Senegal, Irã, Coreia do Sul, Equador, Áustria e Austrália;





