Meio-campista do Valencia cresceu no Arsenal e optou por jogar pela seleção dos Estados Unidos mesmo podendo escolher por Inglaterra, Itália e Gana
A menos de um mês do início da Copa do Mundo de 2022, no Catar, a expectativa não para de crescer. E, entre diversos nomes que surgem como candidatos a destaque, está Yunus Musah, de 19 anos, meio-campista da seleção dos Estados Unidos, atualmente no Valencia.
Assine #PLACAR digital no app por apenas R$ 9,90/mês. Não perca!
Filho de ganeses, Musah nasceu em Nova York, em29 de novembro de 2002, enquanto sua mãe viajava a férias.
Ainda muito jovem, mudou-se com a família para a Itália, onde iniciou a formação como jogador, pelo Giorgione, modesto time de Castelfranco Veneto, cidade de pouco mais de 30.000 habitantes, na província de Treviso.
[abril-veja-tambem]W3siaWQiOjE1NjIwMCwidGl0bGUiOiJTJiN4RTM7byBQYXVsbyB4IEF0bCYjeEU5O3RpY28tR086IG9uZGUgYXNzaXN0aXIgYW8gQnJhc2lsZWlyJiN4RTM7byBuZXN0YSBxdWludGEtZmVpcmEifSx7ImlkIjoxNTYxODYsInRpdGxlIjoiVkFSIGRpeiBxdWUgQ2FtYWNobyB0cm9wZSYjeEU3O291IGVtIHAmI3hFQTtuYWx0aSBuJiN4RTM7byBtYXJjYWRvIHBhcmEgbyBTYW50b3MifSx7ImlkIjoxNTYwNTMsInRpdGxlIjoiQmFuZGVpcmFzIExHQlRRKyBzZXImI3hFMztvIHBlcm1pdGlkYXMgbmEgQ29wYSBkbyBNdW5kbyBkbyBDYXRhciJ9XQ==[/abril-veja-tambem]
Depois de brilhar mesmo com companheiros mais velhos, outra mudança levou Yunus para Londres. Na capital inglesa, o garoto, apelidado pela imprensa estrangeira como “globetrotter” (viajante do mundo) passou a jogar pelo Arsenal, onde se destacou e teve a maior parte da formação como atleta.
Desde o sub-13 dos Gunners, em 2012, ao sub-18, sete anos depois, Musah foi um dos grandes nomes de todos as categorias que passou. Tamanho foi o destaque que defendeu a seleção inglesa, entre 2016 e 2019, somando mais de 30 jogos com as camadas jovens do time nacional britânico.
Musah em ação pela seleção americana –
O fim da passagem pelo Arsenal acontece em 2019, quando trocou a capital londrina por Valencia. Aos 16 anos, fez partidas pelo time B e sub-19 da equipe espanhola, mas já no início da temporada seguinte, a 2020/21, conquistou espaço no plantel principal.
Desde então, tornou-se um dos jogadores mais importantes da equipe, por se tratar de um meio-campista com forte poder ofensivo e características para transitar de uma área à outra.
Em novembro de 2020, Yunus Musah aceitou uma convocação da seleção principal dos Estados Unidos, mesmo podendo também defender Itália, Inglaterra (como fez nas categorias de base) e Gana.
Pela equipe americana já são 19 jogos, 18 deles como titular. A Copa do Mundo é uma chance para que o meio-campista seja ainda mais conhecido mundo afora.