Publicidade
Publicidade

Promessas da Copa: Balde, a aposta ousada de Luis Enrique na Espanha

Lateral-esquerdo foi convocado para substituir José Gayà na Copa do Mundo; aos 19 anos, tem 25 jogos pelo Barcelona e virou titular só nesta temporada

Restando um dia para o início da Copa do Mundo do Catar, surge entre os candidatos a jovem destaque no torneio o lateral-esquerdo espanhol Alejandro Balde, de recém-completados 19 anos. O jogador do Barcelona foi a surpresa de última hora na Fúria e poderá estrear pelo país logo no Mundial. 

Publicidade

Assine #PLACAR por apenas R$ 9,90/mês. Não perca!

Balde foi escolhido por Luis Enrique para substituir José Gayà, do Villarreal, cortado por conta de uma entorse no tornozelo direito. Ele estava com a seleção sub-21 e encontrará a delegação espanhola já em Doha.

A convocação um tanto quanto inusitada do jovem é reflexo da temporada promissora pela equipe catalã.

Formado e lapidado nas categorias de base do Barça, onde está desde os oito anos de idade, ele ganhou sequência pela equipe principal neste ano. Desde então, disputa vaga com o veterano Jordi Alba. Balde soma 12 jogos pelo Campeonato Espanhol e quatro partidas pela Liga dos Campeões – foi utilizado como titular em 13 das 16 aparições.

Publicidade

Natural de Barcelona, nasceu no dia 18 de outubro de 2003 e tem ascendência de Guiné Bissau, pelo lado paterno, e da República Dominicana, pelo lado materno, país pelo qual tem dupla nacionalidade. 

Veloz e habilidoso, o lateral-esquerdo se destacava quando criança na escola em outro esporte: no atletismo. A paixão, porém, veio com a bola nos pés. Depois de uma breve passagem pelo Espanyol, em 2011, chegou na escola de ‘La Masia’.   

Em 2021, ainda no time B da equipe e mesmo sem jogar boa parte da temporada devido a lesões, Balde assinou contrato de renovação até 2025, com cláusula de rescisão de 500 milhões de euros (cerca de 2,7 bilhões de reais). 

Publicidade

https://www.youtube.com/watch?v=mr8sBK_Xa7E

O Barça é a minha segunda casa e tanto eu como a minha família queríamos ficar aqui. Estou muito feliz. Estou neste clube há onze anos e todos os dias trabalho para que mais dias como este cheguem. Isso é um sonho para mim. Sei que sou um jogador do Barça B. Estou indo passo a passo, também não é preciso ter pressa”, disse em entrevista ao clube no ano passado. 

“Correr é muito importante no futebol. Se, além disso, você puder correr com a bola presa ao pé e criar perigo, melhor ainda. E o Barça tem sorte porque nas suas categorias de base tem um exemplo claro disso”, escreveu o jornal espanhol Sport em 2019, quando o jovem ainda estreava pela sub-16. Desde então, acumula passagens pela categorias sub-17, sub-18, sub-19 e sub-21.

Nesta Copa, Alejandro Baldé estará à disposição no banco de Luis Enrique para estrear e colocar mais um capítulo no ano brilhante. A Espanha estreia no torneio na próxima quarta-feira, 23, às 13h (de Brasília), diante da Costa Rica pelo grupo E. 

Assine o Amazon Prime e garanta 30 dias grátis de acesso ao Prime Video e outras vantagens

Publicidade