Publicidade
Publicidade

Primeiro-ministro da Espanha recebe campeãs e critica Rubiales por beijo

Pedro Sánchez disse que beijo do cartola em Jenni Hermoso foi inaceitável e que suas desculpas "não são suficientes", ampliando pressão por renúncia

Em um evento oficial realizado nesta terça-feira, 22, o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, recebeu a delegação da seleção espanhola feminina de futebol, campeã do mundo. O encontro aconteceu no Palácio da Moncloa, em Madri, e contou com criticas de Sánchez a Luis Rubiales, presidente da Federação da Espanha, que beijou forçadamente a meia Jenni Hermoso durante a premiação.

Publicidade

O primeiro-ministro criticou fortemente os “comportamentos inaceitáveis” ocorridos durante a cerimônia e fez um chamado pela igualdade, respeito e equiparação dos direitos das mulheres no país. Sánchez ressaltou que esses incidentes refletem a necessidade de percorrer um longo caminho em busca de um ambiente mais igualitário.

“O que vimos foi inaceitável, mas também as desculpas do Sr. Rubiales não são suficientes e nem mesmo adequadas e, portanto, ele deve continuar tomando medidas para esclarecê-lo”, disse o político.

Publicidade
Luis Rubiales, presidente da federação espanhola, beija a atacante Jenni Hermoso durante a comemoração pelo título da Copa do Mundo
Luis Rubiales, presidente da federação espanhola, beija Jenni Hermoso durante a comemoração pelo título – Reprodução

Sánchez, ao ser indagado sobre a possibilidade de interferência do governo na federação, respondeu. “A Federação não pertence ao Governo da Espanha e é eleita e destituída por seus associados. Mas eles devem tomar mais medidas para esclarecer comportamentos inaceitáveis ​​que não estão de acordo com o que pensa a maioria dos espanhóis. O pedido de desculpas é insuficiente, tem que ser mais claro e contundente.”

‘Rubiales nas cordas’

De acordo com o jornal Marca, Rubiales não esperava estas declarações vindas de um chefe de Estado e que sente estar “contra as cordas”, expressão usada no boxe para quando um pugilista está encurralado e perto da derrota.

Diversos políticos do país exigiram a demissão de Rubiales após o ocorrido. O carola e Jenni Hermoso minimizaram o gesto, tratado como uma reação espontânea de alegria entre amigos. Rubiales chamou seus detratores de “idiotas”, mas depois, em vídeo gravado pela federação de futebol do país, reconheceu o erro e pediu desculpas pelo ocorrido.

Publicidade

“Eu errei, tenho que admitir. Foi sem má fé em um momento de máxima efusividade. Aqui é algo natural, mas lá fora se formou uma comoção. Tenho que pedir desculpas , aprender com isso e entender que quando você é presidente, você tem que ter mais cuidado”, explicou o dirigente.

Nesta terça, uma novidade complicou ainda mais a situação de Rubiales. O site espanhol Relevo informou que o presidente tentou, sem sucesso, convencer Jenni Hermoso de gravar o vídeo de desculpas ao seu lado. Além disso, a publicação informa que as declarações difundidas pela federação espanhola em nome de Hermoso não foram elaboradas por ela. A mensagem era a seguinte: “Foi um gesto mútuo totalmente espontâneo pela alegria imensa de ganhar um Mundial. O ‘presi’ e eu temos uma grande relação, são comportamento com todas nós foi sempre nota 10 e este foi um gesto natural de carinho e agradecimento.”

 

Publicidade