Pênalti polêmico, acréscimos e VAR: a estreia de Raphael Claus na Copa
Nas redes sociais, árbitro brasileiro foi alvo de questionamentos mesmo em goleada da Inglaterra por conta de pênaltis e muitos minutos de acréscimo
O árbitro brasileiro Raphael Claus estreou na Copa do Mundo do Catar na goleada da Inglaterra sobre o Irã. Ao fim do jogo, a atuação terminou com intensa repercussão nas redes sociais por decisões polêmicas, como a não marcação de um pênalti no zagueiro Harry Maguire, além da opção por dez minutos de acréscimo na etapa final.
Assine #PLACAR digital no app por apenas R$ 9,90/mês. Não perca!
Ao lado de Wilton Pereira Sampaio como os únicos brasileiros árbitros principais da competição, Raphael Claus foi escalado já para o segundo jogo da Copa. Porém, a estreia foi cercada de dúvidas.
Ainda no início de jogo, uma bola cruzada pelos ingleses terminou em reclamações por pênalti, após os zagueiros Harry Maguire e John Stones serem derrubados dentro da área.
Após reclamação dos jogadores europeus, Claus manteve a decisão depois de comunicação com a arbitragem responsável pelo VAR. Não houve consulta ao vídeo.
Foi MUITO pênalti no craque Maguire.
Mas Raphael Claus mandou seguir. pic.twitter.com/coK88ozZwH— ⚽ (@DoentesPFutebol) November 21, 2022
A atuação pouco impactou no resultado final, tendo em vista que os ingleses atropelaram os rivias dentro de campo. Mesmo assim, a condução do final de jogo de Claus viralizou ao acrescer dez minutos no fim do segundo tempo, apesar do 6 a 1 que constava no placar.
No primeiro tempo, o profissional deu mais 14 minutos, mas com a justificativa da paralisação em razão da concussão cerebral sofrida pelo goleiro iraniano Alireza Beiranvand.
Colunista do portal Notícias da TV, Gabriel Vaquer tuitou: “24 minutos de acréscimo no jogo. Raphael Claus não gosta dos jornais locais do meio dia”. O perfil do site ESPN Brasil também levou na brincadeira a escolha do árbitro, em resposta a uma própria publicação que tratou o sexto gol inglês como o “para fechar a conta”.
Falta de critério: não marcou pênalti para a Inglaterra no primeiro tempo, para manter o critério não deveria ter marcado para o Irã. Para mim, erra feio principalmente o VAR uruguaio, pois não manteve o critério, não era erro claro/ óbvio. E não tinha porque dar 10 de acréscimos pic.twitter.com/G3qZc95DMR
— Renata Ruel (@RuelRenata) November 21, 2022
Passados os dez minutos de acréscimos, já aos 55 do tempo final, o jogador iraniano Morteza Pouraliganji foi derrubado na área. Diferente do que fez no lance que poderia culminar em pênalti no primeiro tempo, Claus decidiu checar o Árbitro de Vídeo e confirmou a penalidade, de onde saiu o segundo gol do Irã.