Diniz convoca seleção com Bento, Nino e Caio Henrique; confira a lista
Treinador anunciou os 23 nomes para os confrontos diante de Bolívia e Peru, pela estreia das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa de 2026
O técnico Fernando Diniz anunciou nesta sexta-feira, 18, na sede da CBF, no Rio de Janeiro, a sua primeira lista de convocados para a seleção brasileira. Entre os 23 nomes escolhidos, as principais novidades foram as presenças de do goleiro Bento, do zagueiro Nino e dos laterais Vanderson e Caio Henrique.
A convocação é válida para as duas primeiras rodadas das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026, diante de Bolívia e Peru, nos dias 8 e 12 de setembro, respectivamente.
O atacante Neymar foi chamado, dias depois de anunciada a sua transferência para o Al-Hilal, da Arábia Saudita. “Obviamente que a competitividade da Europa é uma e a Arábia Saudita pode ser outra. O Neymar está com muita vontade e ela será capaz de superar qualquer dificuldade”.
O meia Lucas Paquetá foi preservado da lista, pois pouco antes da convocação teve seu nome envolvido em denúncias sobre esquemas de apostas, ficou de fora. “O Paquetá estava na lista, é um jogador de quem gosto muito. Não é uma questão de pré-julgamento, mas de preservação, de deixar ele resolver estas questões”, revelou Diniz.
A lista com quatro atletas que atuam no futebol brasileiro: Bento (Athletico Paranaense), Nino (Fluminense), André (Fluminense), Raphael Veiga (Palmeiras). Outras novidades da lista foram o retorno do lateral Renan Lodi e do atacante Matheus Cunha à equipe.
Na estreia de Diniz, relembre nomes que não vingaram da 1ª convocação de Tite
O Brasil estreia no torneio classificatório contra os bolivianos, no estádio Mangueirão, em Belém, no Pará. Na segunda rodada, a equipe viaja à Lima para o confronto diante do peruanos, programado para o estádio Nacional de Lima.
Confira, abaixo, os convocados:
Goleiros:
Alisson (Liverpool/ING)
Bento (Athletico Paranaense)
Ederson (Manchester City/ING)
Laterais:
Danilo (Juventus/ITA)
Vanderson (Monaco/FRA)
Caio Henrique (Monaco/FRA)
Renan Lodi (Olympique de Marselha/FRA)
Zagueiros:
Gabriel Magalhães (Arsenal/ING)
Roger Ibañez (Al-Ahli/SAU)
Marquinhos (PSG/FRA)
Nino (Fluminense)
Meio-campistas:
André (Fluminense)
Bruno Guimarães (Newcastle/ING)
Casemiro (Manchester United/ING)
Joelinton (Newcastle/ING)
Raphael Veiga (Palmeiras)
Atacantes:
Antony (Manchester United/ING)
Gabriel Martinelli (Arsenal/ING)
Matheus Cunha (Wolverhampton/ING)
Neymar (Al-Hilal/SAU)
Richarlison (Tottenham/ING)
Rodrygo (Real Madrid/ESP)
Vinicius Júnior (Real Madrid/ESP)
Eliminatórias para 2026
Este ano, pelo aumento do número de seleções participantes no Mundial que ocorrerá nos Estados Unidos, México e Canadá – de 32 para 48 seleções – há um reajuste no número de classificados nas Eliminatórias: de cinco para seis, sendo o sétimo colocado indo para a repescagem. Serão dez países na disputa.
Diniz foi o escolhido pela CBF para ocupar o cargo interinamente até o fim de junho de 2024, data do fim do vínculo entre as partes. Depois disso, a entidade espera oficializar a chegada do técnico italiano Carlo Ancelotti, do Real Madrid. Ainda não há certezas sobre uma continuidade do atual técnico do Fluminense na comissão técnica.
Pelos planos do presidente Ednaldo Rodrigues, Ancelotti chegaria para dirigir a seleção na disputa da Copa América de 2024, que será realizada também nos três países que sediarão a Copa.
Desde a saída de Tite, ao fim da participação do Brasil na Copa do Mundo do Catar, em dezembro, a seleção atuou três vezes em amistosos sob o comando do técnico Ramón Menezes, da equipe sub-20.
Logo na estreia, derrota por 2 a 1 para o Marrocos. Depois, vitória por 4 a 1 diante de Guiné e, na última aparição, novo revés, desta vez por 4 a 2 para Senegal. Os dois últimos confrontos foram disputados em Barcelona e Lisboa.