Publicidade
Publicidade

Conmebol homenageia Pelé — mas só ídolos argentinos comparecem

Entidade promoveu evento para celebrar a carreira do rei do futebol e propôs uma mudança no escudo da CBF: três corações e duas estrelas

DOHA – A Conmebol promoveu neste domingo, 11, uma homenagem a Pelé, no espaço montado pela entidade na capital do Catar. O presidente da confederação sul-americana, Alejandro Domínguez, propôs uma mudança no escudo da CBF para honrar o tricampeão mundial (1958, 1862 e 1970). Ironicamente, o evento só contou com a presença de ex-jogadores argentinos.

Publicidade

Estavam no local o ex-defensor Javier Zanetti e o ex-goleiro Nery Pumpido. Diversos ídolos brasileiros que estão no Catar como embaixadores da Fifa, como Cafu, Ronaldo, Kaká e Rivaldo foram convidados, mas não compareceram.

A organização confirmou o convite aos compatriotas de Pelé e salientou que alguns já retornaram ao Brasil depois da eliminação da seleção, bem como o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues. Outros, no entanto, optaram por não ir ao evento.

Publicidade

 

No evento na Casa Conmebol, Domínguez apresentou uma pequena exposição sobre Pelé e sugeriu que a CBF substitua três das cinco estrelas sobre seu escudo por três corações, em alusão à cidade mineira onde Pelé nasceu e também aos três títulos por ele conquistados.

Camisa com três corações nos lugares das estrelas, proposta pela Conmebol
Camisa com três corações nos lugares das estrelas, proposta pela Conmebol

“Pelé foi motivo de inspiração. Com ele, nasceu o número 10. A partir daí veio a ambição de outros jogadores”, discursou Domínguez. Fernando Sarney, vice-presidente da CBF, estava no evento e disse que analisaria a proposta.

Pelé, de 82 anos, segue internado no hospital Albert Einstein, em São Paulo, tratando de uma infecção respiratória. Segundo o último boletim médico, vem apresentando melhora progressiva.

Publicidade
Javier Domínguez e Zanetti durante homenagens a Pelé
Javier Domínguez e Zanetti durante homenagens a Pelé
Publicidade