Publicidade
Publicidade

Brozovic: o ‘motorzinho’ da Croácia é quem mais corre há duas Copas

Volante da Inter de Milão bateu seu próprio recorde de quilômetros percorridos em campo em um jogo de Copa; ele enfrenta o Brasil nas quartas de final

É fácil apontar quem é a principal estrela da Croácia, a próxima adversária do Brasil no caminho para o hexa, nas quartas de final da Copa do Mundo: Luka Modric, é claro, craque do último Mundial e vencedor da Bola de Ouro como melhor do planeta há quatro anos. Mas ao lado do astro do Real Madrid, um outro meio-campista tem desempenhado um papel crucial em mais uma campanha de destaque do time europeu. Marcelo Brozovic é, oficialmente, o homem que mais correu em uma partida de futebol no Catar.

Publicidade

Assine #PLACAR digital no app por apenas R$ 9,90/mês. Não perca!

O jogador da Inter de Milão bateu seu próprio recorde em quilômetros percorridos em um só jogo de Copa, ao cobrir incríveis 16,7 km de campo no triunfo croata sobre o Japão, nos pênaltis, nas oitavas de final, após empate por 1 a 1 no tempo normal e na prorrogação. A marca anterior pertencia a ele mesmo, que na vitória por 2 a 1 na semifinal contra a Inglaterra, em 2018, que também teve prorrogação, correu 16,3 km.

O estilo “motorzinho” do volante croata é chave para o funcionamento do meio-campo, ponto forte da seleção do leste europeu. Atuando mais recuado, logo atrás dos talentosos Modric e Mateo Kovacic, meia do Chelsea, Brozovic é responsável por fazer coberturas, roubar bolas, proteger a área – enfim, todo tipo de “serviço sujo” que um bom camisa 5 precisa fazer. Mas ele, que veste a 11 na seleção, não é só isso: com a bola, também tem qualidade para achar passes precisos e acionar seus colegas mais famosos em boas condições.

Publicidade

A capacidade de correr o tempo inteiro faz de “Brozo”, como é chamado pela torcida da Inter, um dos favoritos das arquibancadas. Desde 2015 na equipe de Milão, é titular indiscutível e um dos capitães do elenco. Aos 31 anos, ainda não deu sinais de seu fôlego pode estar sendo prejudicado pela idade – e nem por seu aparente hábito de fumar.

Marcelo Brozovic, à direita, apareceu fumando um cigarro ao lado do goleiro Alex Cordaz após o título da Inter de Milão na Copa Itália deste ano -
Marcelo Brozovic, à direita, apareceu fumando um cigarro ao lado do goleiro Alex Cordaz após o título da Inter de Milão na Copa Itália deste ano –

Em maio, Brozovic causou polêmica ao aparecer em uma foto ao lado do goleiro reserva da Inter, Alex Cordaz, com um cigarro na boca, após a vitória sobre a Juventus na final da Copa Itália. Seu ex-colega de time, o belga Radja Nainggolan – um famoso fumante do futebol – comentou em tom irônico: “você fuma?”. A resposta do croata: “Às vezes”, seguida de um emoji de risada.

O fato é que, em sua terceira Copa do Mundo, Brozovic novamente é um dos destaques silenciosos do torneio. E não será o primeiro encontro do meio-campista com o Brasil em Mundiais: em 2014, quando ainda não era titular da Croácia, ele entrou na partida de abertura contra o Brasil, quando a seleção de Felipão venceu por 3 a 1, com dois gols de Neymar e um de Oscar. Nesta sexta-feira, 9, a partir das 12h (de Brasília), tem o tira-teima.

Publicidade

Ainda não assina Star+?! Clique aqui para se inscrever e ter acesso a jogos ao vivo, séries originais e programas exclusivos da ESPN

Publicidade