Argentina vence clássico tenso no Maracanã e amplia crise do Brasil
Em jogo atrasado por selvageria na arquibancada, seleção brasileira chegou a três derrotas consecutivas após 22 anos
A seleção brasileira foi derrotada pela Argentina por 1 a 0 nesta terça-feira, 21, no Maracanã, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo e, aos gritos de “time sem vergonha” e até gritos irônicos de “olé”, viu crescer ainda mais a pressão sobre o time dirigido por Fernando Diniz. Com o gol do zagueiro Nicolás Otamendi, o Brasil chegou a três reveses consecutivos, algo que não ocorria havia 22 anos.
Lionel Messi, a grande atração da partida, teve atuação apagada, mas deixou o Maracanã feliz em sua provável despedida do Brasil, aos 36 anos. O craque recebeu aplausos, em meio a algumas vaias, ao ser substuído na segunda etapa.
A partida ficou marcada por uma grande confusão. Antes de a bola rolar, torcedores brasileiros e argentinos entraram em conflito em um dos setores do Maracanã. Houve troca de agressões e cadeiras e outros objetos foram arremessados. Os jogadores da Argentina tentaram acalmar a situação e chegaram a deixar o gramado, mas voltaram após a polícia conseguir apaziguar a situação.
Depois de 30 minutos de atraso, a partida começou com muita tensão e número alto de faltas. Os visitantes tentaram controlar as primeiras ações e chegaram com perigo aos quatro minutos. Julian Álvarez foi acionado na ponta esquerda, fez boa jogada e bateu rasteiro, porém em cima da marcação.
Nos minutos seguintes, o jogo ficou truncado, com os jogadores trocando faltas duras e pouca bola rolando. O Brasil acabou se prejudicando mais, com dois cartões amarelos, sendo um para Gabriel Jesus e outro para Raphinha. A seleção até tentou tentou se lançar um pouco mais ao ataque a partir dos 30 minutos, mas teve dificuldade para concluir em gol.
Já aos 43 minutos, Gabriel Martinelli aproveitou a sobra na entrada da área após cobrança de escanteio e buscou o cantinho. A bola até tinha o endereço, mas Romero apareceu em cima da linha para evitar o tento que colocaria a pentacampeã à frente.
Na volta do intervalo, o Brasil melhorou e passou a ser mais agudo no ataque. Com três minutos, Bruno Guimarães cruzou rasteiro e por pouco não viu Rodrygo completar para a rede. Na sequência, Raphinha foi lançado na direita e, sem ângulo, chutou em cima do goleiro.
Aos 12 minutos, a seleção teve uma chance de ouro de abrir o placar. Gabriel Jesus fez linda jogada pela esquerda e viu a bola sobrar para Martinelli, sozinho na entrada da área. O camisa 7, porém, bateu em cima de Emiliano Martínez.
A chance perdida custou muito caro e a Argentina foi fatal na resposta. Aos 17 da etapa final, Lo Celso cobrou escanteio e Otamendi subiu mais que André e Gabriel Magalhães para testar no ângulo e inaugurar o marcador.
Em desvantagem, o Brasil tentou pressionar em busca da igualdade. A equipe, no entanto, voltou a esbarrar na falta de criatividade, com ainda mais dificuldade após Joeliton ser expulso.
Com o resultado, o Brasil chegou a terceira derrota seguida e caiu para a sexta colocação da competição, com sete pontos. Os argentinos seguem na ponta, com 15. As seis primeiras seleções garantem vaga na Copa do Mundo de 2026. A sétima vai para a repescagem.
O próximo compromisso da seleção brasileira pelas Eliminatórias é apenas em 5 de setembro de 2024, contra o Equador, em casa, pela sétima rodada. No mesmo dia, a Argentina recebe o Chile. Antes disso, haverá a disputa da Copa América de 2024, que será nos Estados Unidos.
(Com Gazeta Press)
Imagens tristes da violência no Maracanã. Brasil segue em campo aquecendo e Argentina no vestiário.
📸Alexandre Battibugli/@placar pic.twitter.com/oGoO65U5Mq
— Luiz Felipe Castro (@castro_luizf) November 22, 2023
Fiz vídeos da selvageria, mas não consigo carregar. Cenas terríveis no Maracanã. Jogadores da Argentina tentaram proteger torcedores. Messi puxou a fila e campeões do mundo deixaram o campo.
Último clássico, o "da Anvisa", foi cancelado, em 2021.
EFE/Antonio Lacerda@placar pic.twitter.com/Zl3Njr30CI
— Luiz Felipe Castro (@castro_luizf) November 22, 2023
Cena curiosa no Maracanã: torcida brasileira comemorou quando Messi marcou um gol no aquecimento. E tirou onda nos chutes que errou.
Ao ter o nome anunciado na escalação, craque recebeu aplausos de alguns e vaias de outros.@placar pic.twitter.com/SCzE9l3wYn
— Luiz Felipe Castro (@castro_luizf) November 22, 2023
Clubismo liberado no Maracanã: quando André, do Fluminense, foi anunciado na escalação, misto de vaias e aplausos. Depois, tricolores gritaram "é campeão", em alusão à Libertadores. Flamenguistas reagiram com gritos de "tricampeão"@placar
— Luiz Felipe Castro (@castro_luizf) November 22, 2023
Brasil e Argentina confirmados. Herói do título da Copa América de 2021, Di María permanece no banco da Argentina. Scaloni, porém, mexeu no time com as entradas de Acuña e Lo Celso. Julian Álvarez segue titular, com Lautaro na reserva. @placar pic.twitter.com/abFQ7lIdER
— Luiz Felipe Castro (@castro_luizf) November 21, 2023
Sob gritos e aplausos, seleção brasileira entra em campo no Maracanã. Goleiros argentinos foram vaiados no aquecimento. @placar pic.twitter.com/HKIi2icCeW
— Luiz Felipe Castro (@castro_luizf) November 21, 2023
TÁ BONITO!
Batalha das torcidas de Brasil e Argentina no Maracanã! pic.twitter.com/7WxIkFSwLl
— Placar (@placar) November 21, 2023
Marquinhos será o capitão da seleção brasileira diante da Argentina.
🇧🇷🇦🇷@placar
— Luiz Felipe Castro (@castro_luizf) November 21, 2023
"Messi, tira uma foto comigo"
Muitos brasileiros admitiram que o principal motivo para terem vindo ao Maracanã é ver o gênio argentino.
📸Alexandre Battibugli/ @placar pic.twitter.com/OMJyKKy6z1
— Luiz Felipe Castro (@castro_luizf) November 21, 2023
O homem chegou 👽
Seleção argentina de Lionel Messi já está no Maracanã. Craque deve fazer sua despedida em solo brasileiro, aos 36 anos@placar pic.twitter.com/iTgpieUr5B
— Luiz Felipe Castro (@castro_luizf) November 21, 2023
Seleção brasileira acaba de chegar ao Maracanã. Endrick chegou no estilo 🧢👀@placar pic.twitter.com/zFhpxlhGWB
— Luiz Felipe Castro (@castro_luizf) November 21, 2023
Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a Placar nas mídias sociais.