Nos pênaltis, Grêmio elimina Bahia e está na semifinal da Copa do Brasil
Time gaúcho se deu melhor em Porto Alegre, após dois empates por 1 a 1 e defesas do goleiro Gabriel Grando
No sufoco, deu Tricolor gaúcho. O Grêmio se classificou para a semifinal da Copa do Brasil 2023, ao vencer o Bahia, nos pênaltis por 4 a 3, nesta quarta-feira, 12, na Arena do Grêmio. Depois de dois empates por 1 a 1, a vaga foi decidida na marca da cal. Cicinho, Nicolás Acevedo e Gabriel Xavier desperdiçaram do lado baiano, com direito a duas defesas do goleiro Gabriel Grando.
O apito inicial soou com mais de uma hora de atraso. Em razão de fortes chuvas que acometem o Rio Grande do Sul, o gramado da Arena do Grêmio não apresentava condições de jogo no horário marcado. Depois de vistoria da comissão de arbitragem, o jogo foi autorizado.
Com a partida em andamento, o Grêmio, empurrado pela torcida, dominou a posse de bola e finalizou mais vezes. A maior chance aconteceu aos 40 minutos, em cobrança de pênalti. Franco Cristaldo foi para a bola, mas parou no goleiro Marcos Felipe, que viveu grande noite.
Já no fim dos acréscimos da primeira etapa, o Bahia, que segurou chegadas do Grêmio, foi quem abriu o marcador. No primeiro chute na direção da meta pelos visitantes, Everaldo marcou um belo gol, finalizando da intermediária.
GOLAÇO DO BAHIA!
Em um gramado pesado, o Bahia saiu na frente do Grêmio, em Porto Alegre, com esse lindo gol de Everaldo!
O jogo está no intervalo.
— Placar (@placar) July 13, 2023
Na mesma linha de todo o jogo, o segundo tempo teve domínio gremista. Alugando o campo ofensivo, o time de Renato Gaúcho exigiu defesas de Marcos Felipe. Porém, com 27 minutos do segundo tempo, a pressão surtiu efeito: Mathias Villasanti finalizou para marcar, dentro da área, após boa jogada de Ferreira.
O astro Luís Suárez quase marcou um golaço no fim, mas a bola foi no travessão após defesa do goleiro. Com dores, o veterano uruguaio acabou substituído. Apesar do alto volume da equipe da casa e ataques perigosos do Bahia, o empate persistiu no placar.
Nos pênaltis, o Grêmio converteu quatro cobranças, contra três do Bahia. O pênalti decisivo foi cobrado por Gabriel Xavier e defendido por Gabriel Grando, que salvou o Tricolor Gaúcho em duas batidas. Pentacampeão, o Grêmio segue na busca pelo recorde de seis taças, que pertence ao Cruzeiro.