Aclamado, Bielsa é freguês do Brasil em duelos eliminatórios
'El Loco', que já sofreu com Rivaldo, Ronaldo, Luís Fabiano e Adriano Imperador, tenta colocar Uruguai nas semifinais de final da Copa América
Um dos mais prestigiados técnicos do futebol mundial, Marcelo Bielsa encontra neste sábado, 6, um rival indigesto em sua carreira. Hoje à frente do Uruguai, o treinador argentino de 68 anos enfrenta o Brasil pelas quartas de final da Copa América sem nunca ter levado a melhor sobre o adversário em duelos eliminatórios.
Uruguai e Brasil medem forças a partir das 22 horas (de Brasília), em Las Vegas, nos Estados Unidos, em busca de uma vaga na semifinal. O vencedor enfrentará quem passar do duelo entre Colômbia e Panamá, que se enfrentam no mesmo dia, às 19h.
Siga o canal PLACAR no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias
Apelidado de El Loco por seus métodos peculiares, Bielsa começou a carreira de treinador no mesmo Newell’s Old Boys em que foi ídolo como jogador. A histórica conquista do Apertura de 1990 pelo clube de coração rendeu um recordado grito de “Newell’s, carajo!” enquanto era saudado por torcedores. Dois anos depois, na Libertadores, foi vice-campeão diante do São Paulo de Telê Santana, episódio recordado por ele na entrevista coletiva da véspera, em pergunta feita pelo repórter Leandro Quesada, de PLACAR.
Ao citar aquele Newell’s x São Paulo, Quesada despertou em Bielsa uma de suas lembranças mais impactantes e que moldaram sua forma de lidar com os resultados. “O fracasso é formativo e nos aproxima de nossas convicções”, disse certa vez um palestra a alunos do colégio onde estudou, em Rosário.
Contra o time de Raí, Muller e companhia, começou uma saga de problemas com brasileiros.
“Lá fora [no Morumbi], há 80 mil pessoas, mas aqui existe um time de homens determinados a subir no campo e vencer a partida. Ganhem o torneio e vocês poderão andar pelas ruas de Rosário de cabeça erguida pelo resto de suas vidas”, disse o aclamado treinador, conforme retrata o livro A virtude da loucura – A vida de Marcelo Bielsa, de Tim Rich, editado pela Grande Área (2020). Não deu certo e, segundo relatos da época, Bielsa ficou inconsolável no vestiário do Morumbi (hoje MorumBis).
Em seleções, a sina se manteve. Há quase três décadas enfrentando o Brasil, seja à frente de Argentina ou Chile, são três eliminações em três partidas. No geral, já com o Uruguai na conta, são três vitórias, um empate e quatro derrotas.
A eliminação mais dolorosa certamente foi a da final da Copa América, em 2004, no Peru. Aquela partida foi marcada pelo gol de empate de Adriano Imperador, aos 48 minutos do segundo tempo, quando os argentinos já provocavam comemorando o título: 2 a 2 no tempo normal e 4 a 2 para os brasileiros nas penalidades.
“Vi o gol de empate de Adriano cinquenta vezes e concluí que há coisas que só Deus pode explicar”, disse Bielsa, conforme relatado no livro sobre a sua carreira.
Antes, na Copa América de 1999, Bielsa também já havia sofrido com a seleção brasileira, com uma derrota por 2 a 1 nas quartas de final. Sorín abriu o placar, mas Ronaldo e Rivaldo viraram o marcador.
Bielsa e Brasil também se encontraram em Copa do Mundo. Em 2010, na África do Sul, o Brasil, de Juan, Luís Fabiano e Robinho, fizeram 3 a 0 e classificaram a Amarelinha para as quartas de final.
No banco de reservas do Uruguai, ou melhor, sentado em cima de uma caixa térmica, como de costume, El Loco terá mais uma chance de eliminar o Brasil. Vindo de trabalhos marcantes no Olympique de Marseille, Lille e Leeds United, o treinador argentino assumiu a seleção uruguaia em maio de 2023, em substituição a Óscar Tabárez.
Histórico de Marcelo Bielsa contra a seleção brasileira
Vitória – Uruguai 2 x 0 Brasil – Eliminatórias da Copa do Mundo 2026
Derrota – Chile 0 x 3 Brasil – oitavas de final da Copa do Mundo 2010
Vitória – Chile 4 x 2 Brasil – Eliminatórias da Copa do Mundo 2010
Derrota – Chile 0 x 3 Brasil – Eliminatórias da Copa do Mundo 2010
Empate – Argentina (2) 2 x 2 (4) Brasil – final da Copa América 2004
Vitória – Argentina 2 x 1 Brasil – Eliminatórias da Copa do Mundo 2002
Derrota – Argentina 2 x 4 Brasil – amistoso de 1999
Derrota – Argentina 1 x 2 Brasil – quartas de final da Copa América 1999
Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a PLACAR nas mídias sociais.