A temporada 2023/24 ainda não chegou ao fim, mas já tivemos dois técnicos supercampeões faturando títulos importantes: Pep Guardiola e Carlo Ancelotti, que venceram os campeonatos nacionais da Inglaterra e Espanha, respectivamente. O espanhol conquistou um inédito tetracampeonato inglês pelo Manchester City e o seu sexto título da Premier League nas últimas sete edições.

Pep tem ainda a chance de faturar seu 18º título pelo City, desde 2016, já que no próximo sábado, 25, vai enfrentar o rival Manchester United na final da tradicional Copa da Inglaterra (FA Cup). Além disso, como campeão inglês, está garantido na decisão da Supercopa Inglesa 2024 (Community Shield), que abre a temporada 2024/25, no início da agosto.

Com 17 títulos pelo Manchester City e mais 14 pelo Barcelona e 7 pelo Bayern Munique, Pep Guardiola soma agora 38 títulos na carreira de treinador, desde sua primeira temporada, em 2008/09. Campeão de tudo por Barcelona e Manchester City (Mundial de Clubes, Liga dos Campeões, Supercopa Europeia, Nacional e Copa Nacional), Guardiola é o segundo técnico com mais títulos na história do futebol mundial atrás do escocês Alex Ferguson, que reinou no comando do Manchester United por 27 temporadas, entre 1987 e 2013. Sir Alex Ferguson conquistou 38 títulos pelo United e um total de 48 pela carreira – dirigiu clubes da Escócia no início da carreira.

Já o italiano Carlo Ancelotti, único técnico a ganhar títulos nacionais em todas as cinco grandes ligas (Alemanha, Espanha, França, Itália e Inglaterra), conquistou seu segundo título Espanhol e chegou a 29 títulos na carreira. Maior campeão da Liga dos Campeões, com 4 títulos, está próximo de ganhar mais um, já que disputa a final no próximo dia 1º de junho contra o Borussia Dortmund. Caso conquiste novamente a Champions, Ancelotti poderá ainda disputar a final da Supercopa Europeia (em agosto de 2024), o Mundial de Clubes da Fifa (em dezembro de 2024) e tem ainda a Supercopa Espanhola (em janeiro de 2025). Assim, poderá subir para 32 títulos na carreira em breve e encostar em Felipão, o brasileiro com mais títulos e o 4º da lista.

Técnicos com mais títulos oficiais na história na primeira divisão:
49 – Alex Ferguson 🏴󠁧󠁢󠁳󠁣󠁴󠁿 (Escócia)
38 – Pep Guardiola 🇪🇸 (Espanha)
35 – Mircea Lucescu 🇷🇴 (Romênia)
34 – Luiz Felipe Scolari 🇧🇷 (Brasil)
29 – Carlo Ancelotti 🇮🇹 (Itália)
28 – Valery Lobanovsky 🇺🇦 (Ucrânia) 26 – José Mourinho 🇵🇹 (Portugal) 26 – Jock Stein 🏴󠁧󠁢󠁳󠁣󠁴󠁿 (Escócia) 25 – Ottmar Hitzfeld 🇩🇪 (Alemanha)