O Cuiabá surpreendeu ao anunciar nesta quarta-feira, 1º, um ex-jogador com experiência em duas Copas do Mundo como seu novo treinador: o português Armando Gonçalves Teixeira, mais conhecido como Petit. O profissional de 47 anos assume o lugar de Luiz Fernando Iubel; interino do Dourado desde a saída do compatriota António Oliveira para o Corinthians.

Petit estava livre no mercado desde janeiro, quando deixou o Boavista, e assinou com o Cuiabá até dezembro de 2025. Nascido em Estrasburgo, na França – o que gerou o apelido Petit (pequeno, em francês) -, ele foi ainda criança para Portugal e teve uma carreira de sucesso como volante, especialmente por Boavista e Benfica. Os leitores de PLACAR talvez se lembrem de seu rosto nos guias da Copas do Mundo de 2002 e 2006.

Presente nas tradicionais fichas técnicas, Petit não foi apontado como destaque da equipe lusitana, que chegou à Copa da Coreia do Sul e do Japão como uma das candidatas ao título, especialmente pela grande fase de Luís Figo, eleito melhor jogador do mundo no ano anterior.

O texto de abertura de Portugal apontava a equipe como possível “xodó” da Copa, e destacava outras estrelas como Pauleta, Rui Costa e Nuno Gomes. Em campo, no entanto, o time não correspondeu às expectativas e foi eliminado ainda na primeira fase, atrás da anfitriã Coreia e dos Estados Unidos.