Com 20 anos de carreira no esporte e títulos no currículo, o experiente zagueiro Wallace Reis, com passagens por Corinthians, Flamengo, Grêmio, entre outros, atualmente no Londrina, vai lançar o livro “Em defesa” (2025), no qual trata do sistema defensivo e da “arte de evitar o gol”, conforme diz na sinopse.

De acordo com o jogador de 38 anos, serão cerca de 130 páginas de conteúdo embasado em números, dados e situações práticas que ele mesmo estudou para que o leitor possa aprender, inclusive, com interatividade: “Os QR codes vão direcionar para vídeos no YouTube que exemplificam o que está sendo dito. Um dos capítulos fala de ações corretas dos zagueiros”.

Diferentes visões de jogo

Reis conta que a inspiração para a obra surgiu nas discordâncias com o técnico Eduardo Barroca, em 2020, quando estavam no Vitória. “Ele sempre acreditou que atacar era mais difícil que defender, mas acho o contrário. Principalmente, porque defender é necessário que os 11 atletas estejam propensos a fazer aquilo que o treinador determina e, se um errar, atrapalha todo o contexto. Enquanto no ataque, um jogador pode resolver o problema, além das variações de gol existentes dentro do jogo. A partir daí, comecei a escrever e falar sobre isso até tomar a coragem de colocar no livro”.

Da leitura à escrita

O apreço pelas palavras não é novidade para o defensor nem para quem o conhece. Além de leitor assíduo, já foi colunista de um jornal de Conceição do Coité/BA, cidade onde nasceu. “Às vezes, o futebol é meio falacioso, e se fala muita coisa que não concordo. Então, escrever é um modo de compartilhar o que penso com alguém”, explica.

Wallace segue em atividade pelo Londrina – Rafael Martins/Londrina EC

Carreira

Wallace Reis começou no Vitória e colecionou passagens por Corinthians, Flamengo, Grêmio, Brusque e futebol da Turquia. Agora está no Londrina, onde tem contrato até o fim de 2025. No entanto, pretende renovar até 2026.

Na galeria de títulos, soma quatro campeonatos baianos e uma Copa do Nordeste com o Leão; Campeonato Brasileiro, Libertadores e Mundial de Clubes pelo Alvinegro; uma Copa do Brasil e um Campeonato Carioca com o Rubro-Negro; e um Campeonato Catarinense pelo Quadricolor.