Petit, o novo técnico do Cuiabá, nos guias de Copa da PLACAR
Ex-volante participou dos Mundiais de 2002 e 2006 e não recebeu notas altas da redação de PLACAR; relembre no blog #TBT
O Cuiabá surpreendeu ao anunciar nesta quarta-feira, 1º, um ex-jogador com experiência em duas Copas do Mundo como seu novo treinador: o português Armando Gonçalves Teixeira, mais conhecido como Petit. O profissional de 47 anos assume o lugar de Luiz Fernando Iubel; interino do Dourado desde a saída do compatriota António Oliveira para o Corinthians.
Petit estava livre no mercado desde janeiro, quando deixou o Boavista, e assinou com o Cuiabá até dezembro de 2025. Nascido em Estrasburgo, na França – o que gerou o apelido Petit (pequeno, em francês) -, ele foi ainda criança para Portugal e teve uma carreira de sucesso como volante, especialmente por Boavista e Benfica. Os leitores de PLACAR talvez se lembrem de seu rosto nos guias da Copas do Mundo de 2002 e 2006.
Presente nas tradicionais fichas técnicas, Petit não foi apontado como destaque da equipe lusitana, que chegou à Copa da Coreia do Sul e do Japão como uma das candidatas ao título, especialmente pela grande fase de Luís Figo, eleito melhor jogador do mundo no ano anterior.
O texto de abertura de Portugal apontava a equipe como possível “xodó” da Copa, e destacava outras estrelas como Pauleta, Rui Costa e Nuno Gomes. Em campo, no entanto, o time não correspondeu às expectativas e foi eliminado ainda na primeira fase, atrás da anfitriã Coreia e dos Estados Unidos.
Petit voltou a ser convocado para o Mundial de 2006, desta vez pelo brasileiro Luiz Felipe Scolari como técnico e já como jogador do Benfica. Ele voltou a ser titular da equipe, que desta vez foi mais longe: terminou na quarta colocação, depois de eliminar Holanda e Inglaterra e cair diante da França na semifinal. Na decisão de terceiro e quarto lugares, perdeu para a anfitriã Alemanha.
Apesar da confiança de Felipão e dos bons resultados do time, Petit não fez uma Copa brilhante, ao menos no que diz respeito às notas distribuídas pela reportagem de PLACAR, sempre abaixo de 6.
O guia da Copa de 2002 tem outro treinador com passagem (não muito marcante) pelo Brasil: o então meio-campista Paulo Sousa, que passou pelo Flamengo em 2022.
Petit se aposentou em 2013 pelo Boavista, e já iniciou a carreira de técnico pelo próprio clube de Porto. Passou ainda por Tondela, Moreirense, Maritimo e Belenenses. Voltou ao Boavista, onde trabalhou de 2021 a 2023, com 25 vitórias, 24 empates e 30 derrotas em 79 partidas. Com a sua contratação, a Série A do Brasileirão chegou a nove treinadores estrangeiros (cinco lusitanos e quatro argentinos).
Petit é o novo treinador do Cuiabá 🔰🇵🇹
O Cuiabá anuncia oficialmente a contratação do treinador Armando Gonçalves Teixeira, conhecido como Petit, com contrato até 31/12/2025.
O profissional de 47 anos nasceu na França, mas tem nacionalidade portuguesa tendo inclusive disputado… pic.twitter.com/401xCNQDnY
— Cuiabá Esporte Clube (@CuiabaEC) May 2, 2024
Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a Placar nas mídias sociais.