Puma lança camisas de clubes com polêmico conceito sem escudo
Terceiros uniformes têm o nome das equipes escrito no lugar dos emblemas; Milan, Manchester City e Valencia estão entre os clubes que aceitaram a mudança
A Puma, fornecedora alemã de material esportivo, divulgou nesta quarta-feira, 18, os novos terceiros uniformes confeccionados para dez grandes clubes europeus – Milan, Manchester City, Valencia, Borussia Mönchengladbach, Olympique de Marselha, Rennes, Shakhtar Donetsk, Fenerbahçe, Krasnodar e PSV. As camisas tem um detalhe em comum: a ausência de escudos, substituídas pelo nome das equipes em letras maiúsculas.
Assine a revista digital no app por apenas R$ 8,90/mês
O evento de lançamento das camisas contou com a presença de jogadores como o atacante francês Oliver Giroud, recentemente anunciado pelo Milan, o volante brasileiro Fernandinho, do City, e o meio-campista Payet, do Marselha.
De acordo com a marca, os uniformes “criam expressões audaciosas da identidade de cada clube, desafiando a tradição e repensando os kits convencionais de futebol em uma abordagem completamente nova”. A ideia é mesclar a cultura do futebol com o streetwear.
O símbolo de cada equipe está presente na parte de atrás, abaixo da gola. “Nosso objetivo era desafiar o design tradicional de camisas de futebol. Queríamos ver os uniformes por meio de uma nova ótica, expandindo os limites o máximo possível. É fácil ficar no simples, mas queremos mudar as percepções de uma camisa de futebol convencional”, explica Carl Tuffley, chefe sênior de design de futebol da marca.
Continua após a publicidade
Rewrite the rules. Introducing the 3rd kits of the FAM’ (Yes, the badges are there. All over the kits actually ⬇️) pic.twitter.com/Ot1d3b5CJ2
— PUMA Football (@pumafootball) August 18, 2021
A mudança conceitual das camisas é polêmica e também foi estendida às seleções que tem acordo com a marca. Itália, República Checa, Suíça e Áustria tiveram modelos reservas seguindo o mesmo conceito inovador na Eurocopa.
Em maio, o Borussia Dortmund respondeu às críticas e deu a entender que o vazamento não corresponde ao modelo final, que deverá ser usado nas Copas. “Queridos torcedores, suas críticas à camisa da Copa para a nova temporada foram recebidas. A camisa vazada não parece com a que realmente será. Então, por favor, sejam pacientes”, escreveu o clube, com contrato até 2028 com a Puma, mas que não teve a terceira camisa divulgada.
Nos primórdios do futebol, era comum que as camisas não tivessem o logo das agremiações, apenas as respectivas cores, com suas faixas e detalhes que identificassem a equipe em questão.
Na Itália, até o fim da década de 90, também era comum que o atual campeão utilizasse o tradicional scudetto, como é chamado o ícone nas cores da bandeira nacional, no lugar dos emblemas. A reclamação mais recorrente é a de que parecem mais de treinamento do que de jogo. No Brasil, os uniformes estarão disponíveis no site da Puma e nas lojas Centauro, Netshoes e FutFanatics.
Continua após a publicidade