Publicidade
Elas na Área ícone blog Elas na Área Notícias, entrevistas e reportagens especiais sobre o futebol feminino

Surpresas, recordes e destaques: o balanço da 1ª rodada da Copa feminina

Todas as seleções participantes do Mundial já estrearam pela competição, com direito a zebras, partidas brilhantes e novas marcas

A Copa do Mundo feminina está a todo vapor e todas as seleções já estrearam. A competição sediada por Nova Zelândia e Austrália já deu início à segunda rodada nesta terça-feira, 25. Nesses dias inicias de Mundial, já houve quebra de recordes, surpresas e destaques relevantes.

Publicidade

O grupo A foi o único a já ter o início da segunda rodada e o cenário é equilibrado, com a Suíça à frente, Nova Zelândia e Filipinas empatadas em pontos e a Noruega ainda sonhando. Todas as sete chaves restantes ainda tiveram só a primeira partida para cada time.

Confira, abaixo, um balanço da primeira rodada:

SURPRESAS

Zebra neozelandesa

A abertura do Mundial começou com uma zebra passeando. Contra a forte e tradicional Noruega, as anfitriãs venceram por 1 a 0, iniciando com pé direito a competição. No entanto, na segunda rodada, a zebra foi inversa: o time foi derrotado pelas Filipinas.

Publicidade

Quase, Haiti

Estreante na competição, a seleção haitiana quase complicou para a Inglaterra, uma das grandes favoritas. Contra as atuais campeãs da Euro, as haitianas contaram com uma partida brilhante da goleira Kerly Théus. No ataque, ainda conseguiram sete chutes, com direito a uma grande chance criada. O placar do jogo foi 1 a 0 para o “English Team”.

Batalha jamaicana

França estreia na Copa do Mundo feminina com empate contra Jamaica - Foto: EFE/EPA/DEAN LEWINS
França estreia na Copa do Mundo feminina com empate contra Jamaica – Foto: EFE/EPA/DEAN LEWINS

Vivendo o segundo Mundial consecutivo, a Jamaica, enfim, pontuou. Segurando a potente França, a seleção da América Central terminou uma partida de Copa do Mundo sem sofrer gol pela primeira vez. O resultado ainda teve um drama pela expulsão de Khadija Shaw, o que deixou as jamaicanas com uma a menos nos minutos finais.

RECORDES

Linda Caicedo: três Copas em um ano

Tratada como uma das joias do futebol mundial, a colombiana de 18 anos marcou durante a vitória sobre a Coreia do Sul. Com isso, se tornou a primeira atleta a marcar gols em três Mundiais num espaço de um ano: antes fez nas Copas sub-17 e sub-20.

Publicidade

A mais nova

Ao entrar em campo contra a Colômbia, a sul-coreana Casey Phair se tornou a jogadora mais nova da história da Copa do Mundo. Com 16 anos e 26 dias, superou a marca da nigeriana Ifeanyi Chiejine, que atuou com 16 anos e 34 dias, em 1999.

Recorde mundial

A transmissão de Brasil 4×0 Panamá pela Cazé TV se tornou a detentora do recorde mundial de maior audiência da história do futebol feminino no Youtube. O canal atingiu um pico de mais de um milhão de aparelhos conectados simultaneamente.

Chuta-chuta

A Espanha é o time que mais chutou em um jogo na história da Copa do Mundo feminina. Durante a vitória por 3 a 0 na estreia contra a Costa Rica, as espanholas tentaram 46 finalizações.

DESTAQUES

Ary Borges

Ary Borges foi o principal nome da estreia brasileira - Thais Magalhães/CBF
Ary Borges foi o principal nome da estreia brasileira – Thais Magalhães/CBF

Autora de três gols na estreia brasileira, a meio-campista artilheira do Mundial ainda deu uma assistência de calcanhar na goleada sobre o Panamá. Ela é a artilheira da Copa neste momento.

Pintura brasileira

Ary Borges também foi protagonista no gol mais bonito da primeira rodada, ao passar de calcanhar para Bia Zaneratto balançar as redes do Panamá.

Teresa Abelleira

A meio-campista espanhola de 23 anos foi o ponto central da boa partida criativa da Espanha. A jogadora realizou 10 passes para finalização em 77 minutos, segundo o Sofascore.

Japão avassalador

Durante a goleada japonesa na estreia sobre a Zâmbia, o time nipônico foi destaque. Intensa ao extremo, a equipe teve 13 chances claras e marcou cinco gols.

Alemanha certeira

Alemanha celebra o gol de Klara Buehl contra o Panamá - JAMES ROSS/EFE
Alemanha celebra o gol de Klara Buehl contra o Panamá – JAMES ROSS/EFE

A goleada alemã sobre Marrocos é a maior deste Mundial até o momento. As europeias deram sete chutes em direção ao gol – e seis entraram.

Publicidade