Publicidade
Elas na Área ícone blog Elas na Área Notícias, entrevistas e reportagens especiais sobre o futebol feminino

STJD pune Internacional por ato racista em partida contra o Sport

Liminar determina que equipe gaúcha jogue o Brasileirão feminino com portões fechados como mandante até o fim do julgamento

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) acatou nesta terça-feira, 1º, a liminar da Procuradoria de Justiça Desportiva e determinou que o Internacional atue com portões fechados até o julgamento do caso. A decisão foi tomada pouco mais de 12 horas após o registro de manifestações racistas ocorridas na partida contra o Sport, na última segunda, 31, pelo Brasileirão feminino, no Sesc Campestre, em Porto Alegre.

Publicidade

Siga o canal no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias.

O Inter se manifestou sobre o episódio, repudiando a atitude e reafirmando seu compromisso inegociável contra todas as formas de preconceito.

“O Sport Club Internacional informa que, diante da gravidade dos fatos ocorridos na tarde desta segunda-feira (31/03), durante o jogo contra o Sport, pelo Brasileirão Feminino, conduziu uma apuração rigorosa que levou à identificação da pessoa envolvida e está tomando todas as medidas cabíveis. O Clube do Povo solicitou, com urgência, as imagens ao local da partida para encaminhá-las aos órgãos competentes, a fim de contribuir com a apuração”, iniciou dizendo o Inter.

Publicidade

“A Instituição reitera seu repúdio veemente a qualquer ato discriminatório e reafirma seu compromisso inegociável na luta contra todas as formas de preconceito, mantendo-se firme na promoção de um ambiente de respeito e igualdade dentro e fora de campo. O Sport Club Internacional se solidariza com a equipe do Sport Recife, colocando-se ao seu lado na busca pela apuração dos fatos e no combate à discriminação. O futebol deve ser um exemplo de inclusão e respeito, dentro e fora das quatro linhas”, completou

O episódio aconteceu nos minutos finais do jogo, quando uma banana foi arremessada em direção ao banco de reservas do Sport logo após um gol da equipe pernambucana. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) condenou o ato e solicitou punição rigorosa aos responsáveis, acionando sua Unidade de Combate ao Racismo.

“O futebol brasileiro agiu rápido no combate ao racismo. Em pouco mais de 12 horas, a Justiça Desportiva já proferiu uma decisão dura, colocando o Internacional para jogar com portões fechados até que o caso seja julgado”, afirmou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.

Publicidade

A jurisprudência do STJD prevê sanções aos clubes cujos torcedores se envolvem em episódios de racismo.

Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a PLACAR nas mídias sociais.

Publicidade