Publicidade
Elas na Área ícone blog Elas na Área Notícias, entrevistas e reportagens especiais sobre o futebol feminino

Ex-técnica do Brasil, Pia Sundhage assume a seleção da Suíça

Experiente treinadora sueca estava no mercado desde a demissão após Copa do Mundo frustrante pela seleção brasileira

A Associação Suíça de Futebol anunciou nesta terça-feira, 16, a contratação de Pia Sundhage, ex-treinadora da seleção brasileira de futebol feminino. A sueca de 63 anos comandará a equipe feminina do país europeu até o final de 2025.

Publicidade

“A contratação de Pia Sundhage é mais um marco no futebol feminino suíço. Ela ficou imediatamente entusiasmada com nosso projeto, que visa desenvolver ainda mais a seleção feminina e preparar nossas jogadoras para a Eurocopa de 2025, na Suíça”, divulgou a Federação.

Pia irá comandar a seleção suíça na Eurocopa que o país sediará, em 2025. Após a frustrante e precoce eliminação do Brasil na Copa do Mundo de 2023, a treinadora foi demitida pela CBF e ficou livre no mercado.

Publicidade

Em quatro anos de trabalho, ela comandou a seleção feminina em 56 jogos, com 34 vitórias, 13 empates e 9 derrotas. O único título de Pia com a seleção em competições oficiais, foi a conquista da Copa América de forma invicta no ano passado. Em 2021, ela também conquistou o Torneio Internacional de Manaus.

Pia não conseguiu repetir no Brasil o sucesso que teve por outras importantes nações, como os Estados Unidos e a Suécia. Pela equipe americana, conquistou medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, além do vice-campeonato Mundial, em 2011. Por seu país, a ex-jogadora conquistou a medalha de prata nos Jogos do Rio, em 2016.

A treinadora assume a seleção da Suíça com o objetivo de desenvolver ainda mais o futebol feminino no país. Na última Copa do Mundo, o país foi eliminado pela campeã Espanha, nas oitavas de final.

Publicidade

Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a Placar nas mídias sociais.

(com Gazeta Press)

Publicidade