Dia da Mulher: Iman Ali Dib, a influenciadora de futebol sírio-brasileira
Aos 25 anos, ela uniu sua paixão pela câmera e pelo esporte, e já acumula milhões de seguidores e histórias inspiradoras para contar

Determinada, talentosa e apaixonada pelo esporte, Iman Ali Dib é um exemplo de superação. Nascida em Damasco, na Síria, criada em Florianópolis e hoje residente nos Estados Unidos, ela trilhou um caminho que a levou dos campos de futebol universitário à fama nas redes sociais, conquistando milhões de seguidores com seu carisma e habilidade com a bola.
Aos 25 anos, a atleta e influenciadora digital compartilha sua trajetória, desafios e conquistas, em entrevista exclusiva à PLACAR neste Dia Internacional da Mulher.
Ver essa foto no Instagram
Questionada sobre a grande “influenciadora” em sua vida, Iman responde de bate-pronto: a mãe Najoa Fawakhiri “A luta dele é motivo de orgulho. Ela criou duas filhas a partir dos 15 anos, quando me teve. Era uma adolescente, trabalhando, estudando e nos criando muita educação, não deixando faltar nada. Foi minha base e a responsável por me tornar quem eu sou hoje.”
Iman veio com a família para Santa Catarina aos dois anos. Torcedora do Palmeiras, sempre foi ligada à bola, pois participava de competições escolares e se considerava “poliesportiva”. Em 2017, teve a grande oportunidade de se mudar para os Estados Unidos para jogar futebol com uma bolsa esportiva na Universidade Nacional da Flórida, e começou a focar no esporte. Foram cinco anos defendendo a equipe universitária, período no qual chegou a ser capitã do time. Durante essa fase, começou a gravar conteúdos para suas redes sociais e, atualmente, soma mais de 1 milhão de seguidores.
Sua notoriedade digital chamou a atenção, e ela chegou a receber um convite para jogar profissionalmente na Síria, seu país natal. Na entrevista à PLACAR, Iman contou como foi a difícil decisão de recusar a proposta.
“Não foi uma decisão fácil, porque acredito que todos que jogam futebol e são apaixonados, sonham em jogar profissionalmente. Tive que colocar muitas coisas na balança, e como eu estava bem no ápice, crescendo muito rápido na carreira de mídias sociais, acabei optando em continuar no semiprofissional. Não teria os mesmos benefícios que no profissional, mas seguir jogando e fazendo meus vídeos, os dois ao mesmo tempo, foi a melhor escolha”, diz.
“Amo jogar futebol competitivamente, participar de torneios, treinar com o meu time, e como influencer ainda posso viajar quando tiver um evento, ir para o Brasil, ou para a Europa. Eu tenho um combinado com o meu treinador, que me permitia faltar em alguns treinos, alguns jogos por conta desses eventos. Além dele entender minha profissão, ele entende que posso ajudar muito trazendo visibilidade ao nosso time com meus posts, é um benefício para os dois lados.”
Ver essa foto no Instagram
Iman comentou que a maioria dos seus seguidores ainda é formada por homens, mas que tem como meta expandir cada vez mais sua audiência feminina. Ela lamenta a recorrência de comentários machistas.
“Hoje, o maior público, claro, é o masculino no futebol, então a gente não tem como fugir muito disso, estava em 80%, consegui descer para 70%, e uma das minhas metas é trazer mais mulheres… É bem difícil, sim, a maioria dos comentários, interações, são homens e sim tem alguns comentários maldosos e alguns desnecessários, acontece com todas as mulheres que trabalham com futebol. Estou tentando bolar alguma forma para trazer mais mulheres, não só ligadas a futebol, porque eu posto muito sobre saúde, sobre treinos, então, talvez talvez estas novas seguidoras comecem a gostar de futebol também.”
Neymar e outros ídolos
Ao longo de sua jornada, Iman teve a oportunidade de jogar ao lado de grandes estrelas do futebol, como Ronaldinho Gaúcho e Kaká. Mas nenhum foi tão especial quanto Neymar.
“Eu nunca imaginaria hoje, olhando dois anos atrás, encontrar essas pessoas, ficar na resenha, jogar com o Ronaldinho Gaúcho, contra o Kaká, nunca que a Iman de dois anos atrás imaginaria isso, mas o que mais me marcou foi conhecer o Neymar, porque é um ídolo que sempre acompanhei, admiro seu jeito de jogar. Dava para ver que ele era humilde antes mesmo de conhecê-lo e realmente foi muito legal, muito especial.”
Ver essa foto no Instagram
Iman teve a honra de ser a única brasileira presente no evento de lançamento da primeira Copa do Mundo de Clubes da FIFA, realizado no Egito.
“Foi fenomenal ser a única brasileira lá, poder mostrar um pouquinho do evento para os meus seguidores. Foi muito bacana, é um lugar muito histórico, único, né? E ser a única influencer lá também, foi bem especial, fiquei muito grata, e logo logo começa, em junho, eu estarei nos Estados Unidos pra mostrar os bastidores dos jogos e dos estádios.”
Ver essa foto no Instagram
Iman Ali Dib e Neymar Jr. Foto: Divulgação/Instagram
Neste Dia Internacional das Mulheres, Iman deixou um recado inspirador para todas aquelas que desejam seguir na área esportiva e compartilhou algumas dicas valiosas.
“A primeira coisa é ser constante em tudo que faz, e não escutar as opiniões de pessoas que não são do seu ciclo mais próximo, porque tem muita gente de fora que critica, mas não sabe o que você passa no dia a dia, não sabe seu potencial, não vê as suas dores, e isso acaba nos afetando. Então acredite no seu potencial, acredite em você mesma, se olhe no espelho e fale todo dia de manhã: eu sou suficiente, eu sou poderosa e capaz. Não baixe a cabeça para as pessoas, não tenha medo de tentar. Se você tem um sonho, tente realizá-lo e não desista. Não deu certo? Tudo bem! Tenta de novo, faz o plano B ou C, está tudo bem. Nós somos muito poderosas, nós podemos fazer o que quisermos, nós temos o mundo pra gente, é só acreditar na força interior, que temos capacidade de fazer tudo.”